06 novembro 2007

Escutas no Chuveiro: DUMAS

Mais uma escuta no chuveiro, mas desta vez enviada por um(a) leitor(a) do blogue.
Mesmo tendo chegado de forma anónima, resolvemos publicar.
Por 24 principais motivos, dos quais destacamos três: 1. Está bem escrito; 2. Lança suspeições sobre quem escreve este blogue (e como é público, adoramos supeições e esta em particular ajuda a baralhar a identidade do Polvo); 3. Não é ofensivo para o visado Dumas (que não sabemos se é o Alexandre ou outro).

Cá vai:

Após uma reflexão intensa, sobre este assunto, lembrei um hit dos GNR.

Dumas, és como um vilão,
Movimentos indiscretos de alcatrão sujo
Rasgados por ROSAS e hortelãs,
Deitado oh Dumas, alheio a tudo,
Olhos penetrantes,
Pensamentos comprados.

No bar 101

Bebemos c'os lábios, refrescos envenenados (refrão)
Selamos segredos,
Erguemos bandeiras,
Em camara lenta como na TV,
Palavras a mais na idade dos "PORQUÊ"

Dumas, como que és vilão
Quem te visse deitado de cabelo molhado bastante enrolado
Saco cama envenenado,
Oh Dumas, roendo maçãs
A ver garrafas de minis boiando vazias nas ondas da manhã

No bar 101

Bebemos c'os lábios, refrescos envenenados,
oh dumas!
Em camara lenta como na TV,
Oh dumas..
Oh dumas..
Ooohhhh duumas...
Ooohhhh duumas..
Refrescos envenenados...
Como na Tv.
Ooohhhh duumas..


(Caro aspirante a Inspector: Escreva mais vezes. Mas para a próxima assine qualquer coisa. E não precisa enviar via "comentários"; mande-nos o seu contributo para opolvodastaipas@gmail.com)

05 novembro 2007

Menu Turístico das Taipas

Finalmente um(a) leitor(a) do blogue resolveu reforçar as nossas fileiras e enviou o resultado de uma investigação que publicamos com todo o gosto (e paladar).
Com o nome artístico de Inspectora Linda Wolf Ribeiro enviou-nos o seguinte relatório:

Caro Inspector,

Descobri que a receita da ACIT – Associação Comercial e Industrial das Taipas para dinamizar o tecido empresarial da região não se vai limitar a uma Salada das Taipas (com 5 kiwis, 5 cenouras, sumo de limão e nozes). Está para breve a apresentação de um “Menu Turístico das Taipas”, que passo a divulgar.

Sopa das Taipas

Prepare a clássica sopa de legumes e acrescente bocadinhos de kiwi.

Polvo das Taipas
(também em honra deste blogue)

Pesque ou compre o polvo.
Prepare-o da forma que souber (frito, à lagareiro, cozido ou grelhado).
Sirva com kiwi.

Leitão das Taipas

Compre um leitão inteiro na Bairrada, já tostadinho.
Traga-o até às Taipas.
Em vez da tradicional laranja, enfie-lhe um kiwi na boca.
Sirva frio (até porque é provável que o bicho arrefeça durante a viagem) .

Salada de Fruta das Taipas

Corte um kiwi às rodelas
Corte outro kiwi aos quadradinhos
Corte mais um kiwi em duas metadas
Corte mais um em quatro partes
Misture tudo e regue com sumo de um kiwi.

(Se nos quiser enviar o resultado das suas investigações, escreva-nos para opolvodastaipas@gmail.com)

01 novembro 2007

Alta tensão ou tensão alta?

Depois de ter sido o responsável pela candidatura de António Lima Pereira à direcção do CART (ver edição papel do Reflexo), Salgado Leite aparece como um dos possíveis responsáveis pelas linhas de alta tensão.

António Magalhães ainda não recebeu respostas aos vários requerimentos que, em reunião de vereadores, anunciou ter preparado para “tranquilizar a população”, mas a suspeita surgiu quando leu um panfleto do Ministério da Saúde, onde se lia que “alimentos salgados provocam tensão alta”.

“Não me espantaria que mais um taipense andasse a minar a estabilidade do concelho”, desabafou Magalhães, que, pelo sim pelo não, pediu um sumo de laranja à secretária, em vez do habitual copinho de leite do meio da manhã.

31 outubro 2007

Magalhães preocupado com linhas de tricot e crochet

Afinal as “lihas de alta tensão”, a que Magalhães se referiu na última reunião de vereadores, eram um código para as linhas geográficas imaginárias.

Em conversa “off the record” com um nosso investigador (e que nós, como é evidente, estamos a publicar... até porque tínhamos outro gravador ligado no bolso), o edil máximo disse-nos que “os paralelos e meridianos ainda vá que não vá”, acrescentando que “o problema é que na cabeça de alguns taipenses há outra linha geográfica imaginária que me anda a dar algum trabalho e a criar alguma instabilidade no concelho. Vocês sabem a quem me refiro.”

Magalhães repetiu-nos entretanto o que já tinha dito ao Reflexo: “este é um assunto delicado e espera conclusões de vários requerimentos para tranquilizar a população.”

Ao que O Polvo das Taipas conseguiu apurar, na próxima reunião de vereadores Magalhães vai também manifestar preocupação com as linhas de tricot e crochet, o que será mais um código, mas desta vez para se referir à má-língua sobre a atitude da CMG face à Vila das Taipas.

Esteja atento.

26 outubro 2007

O mandato de Veiga.

Copo meio cheio, copo meio vazio ou copo sem gota?

O mandato do executivo de Constatino Veiga vai a meio. Juntámos os vários investigadores e fizemos um exercício internamente: está o copo meio cheio ou meio vazio? Chegámos à conclusão que pode estar sem gota.

Decidimos por isso propor aos nossos leitores, uma análise a um inquérito secreto que fizemos.

(Nota: Fizemos este inquérito muito antes do The Mirror. Aliás, estamos em crer que, debaixo da pele do director do news, há muita máfia oculta. A seu tempo, tentaremos desvendar quem são os seus informadores).

Pois bem, numa inovação, vamos dar as respostas às nossas perguntas. O leitor, mediante as mesmas, tentará identificar o autor das respostas.

Leia então, as respostas à questão que colocamos.

Eis a pergunta:

Considerando que o mandato do executivo de Constantino Veiga vai a meio, como classifica os dois primeiros anos?

Resp. 1)- Vai a meio? Ainda falta outro tanto? Meu Deus, quando poderei regressar?

Resp. 2)- Vai a meio e muito bem. Se fosse no tempo do Remísio, ainda só ia no primeiro mês. Os mandatos dele, nunca mais acabavam.

Resp. 3)- Vai a meio. Então temos de mudar o meco.

Resp. 4)- Mandato do Constantino Veiga? Vocês são mesmo tendenciosos. E porque não o mandato do Armando Marques? Ou do Armando Abreu? A Junta é um todo e todos não seremos demais, para endireitar o que o engenheiro entortou.

Resp. 5)- Olhe... sabe? Eu de política não percebo nada. Mas porque é que ainda vai a meio? Ah, são quatro anos? Então ainda vai construir o Salão Paroquial! Não!? Ah, sim, enganei-me. O Lar dos Velhinhos.

Resp. 6)- Não me interessa se vai a meio ou se está a acabar. Só sei que as Taipas estagnou. No tempo do engenheiro ainda se via alguma coisa. Agora...

Resp. 7)- Só estão preocupados com o senhor arquitecto. E o Advogado, que fez? Prometeu tantas coisas e agora não faz nada?

Resp. 8)- Eu quero que ele continue por muitos anos. Graças a ele acabaram-se as rebaldarias com as concentrações das motas.

Resp. 9)- Só espero que ele ainda tenha tempo de colocar aquelas pedras, muito bonitas, que pôs na Igreja. Ainda falta pôr nos passeios, na estrada, junto às padarias, nos cafés, nas escolas.

Resp. 10)- Tem tido um bom mandato. Ri-se muito para as pessoas. Não é como o engenheiro, que andava sempre a olhar para o chão.

24 outubro 2007

Apelidos "Braga" em força nas próximas festas

O simbolismo e guerra dos apelidos, iniciada com a nomeação para vereadora de Ana Amélia Guimarães pelo PCP (ver artigo anterior) está a atingir proporções que passariam despercebidas ao simples cidadão, não fossem as nossas investigações.

Pelo que já apurámos, Constantino Veiga iniciou já contactos com João Braga (reconhecido fadista) e Sónia Braga (quem não se lembra da “Gabriela, Cravo e Canela”?) para abrilhantarem as monumentais Festas da Vila e S. João do próximo ano (isto caso seja possível trocar já o S. Pedro, como foi oportunamente divulgado por nós).

Além disso, a feira do livro terá como tema “Teófilo Braga: o escritor para além do político” e a Festa da Francesinha, poderá ser substituída pela Festa do Bacalhau à Braga.

Existem também contactos Eclesiásticos, no sentido do título de Reitor da paróquia, passar a ser “Reitor de S. Tomé de Caldelas e Arcipreste de Dume.”

Por último, está já em adiantada fase de negociações, com as diversas secretarias de Estado, a proposta para que a via estruturante que ligará o Ave Park à Variante das Taipas seja substituída por parte da antiga via romana de Bracara Augusta, ligando o Ave Park directamente à A3, mas com entrada em Celeirós.

José Luís Oliveira, líder da oposição e um dos mais reputados elementos do movimento “NIM ao concelho” poderá viabilizar estas propostas de Veiga, desde que este não volte a dizer “de onde o sr. vem, já eu de lá vim há muito” (o que inicialmente se poderia pensar que era uma alusão à idade ainda jovem de José Luís Oliveira, mas que tem na realidade a ver com o facto deste viver agora em Braga, terra-natal de Veiga).

23 outubro 2007

Direito à indignação

O PCP Taipas veio para aí esclarecer que “alguns órgãos de comunicação social informaram erradamente os seus leitores sobre a substituição do vereador pela CDU na Câmara Municipal de Guimarães. Foi dito que Capela Dias iria substituir Salgado Almeida, o que é falso.”

É triste... este blogue tem apenas um mesito e já para aí andam uns invejosos a tentarem imitar o nosso estilo, com informações erradas e notícias falsas. Sejam originais, meus senhores! Não nos copiem!

No mesmo comunicado, o PCP Taipas diz que afinal a nova vereadora chama-se Ana Amélia Guimarães.

Isso também é triste... depois admiram-se que o MTAC arranje adeptos entre os elementos da Junta de Freguesia. Em vez de um vereador com ligações às Taipas, tiveram que arranjar uma senhora com o apelido “Guimarães”.

Não nos espantava nada que esta escolha tivesse o dedo do presidente da câmara, que nada faz pelas Taipas e só pensa em Guimarães.