13 novembro 2007

¿Por qué no te callas?

Recebemos um telefonema de D. Duarte Pio que pura e simplesmente nos disse: "¿Por qué no te callas?".

Inicialmente pensavamos que era mesmo para nós, mas pelos vistos o duque de Bragança anda a telefonar para alguns números seleccionados aleatoriamente da lista telefónica e calhou-nos em sorte.

Sendo assim - e mesmo com todo o respeito que nutrimos por D. Duarte - continuaremos a nossa saga de contra-informação.

Se descobrirmos outros números das Taipas para os quais ele tenha ligado, daremos nota imediata.

08 novembro 2007

Casamento de Sonho

No mesmo fim-de-semana, o próximo, a ACIT – Associação Comercial e Industrial das Taipas está a organizar dois grandes eventos:
A 1ª Feira do Automóvel Usado e uma participação na Feira Braga Noivos (é preciso lavar bem a boca depois de dizer a palavra Braga).

No pavilhão dedicado à organização de casamentos, a ACIT terá um espaço no qual irá oferecer, a preços módicos, uma equipa de especialistas que farão de qualquer cerimónia um casamento de sonho.

Responsáveis pelos diversos sectores:

- Convites: Comissão de Festas de S. Pedro, perdão, S. João (a ver se compensa a falha dos convites nas festas anteriores)
- Cerimónia religiosa: José Luís Oliveira (habituado a dizer sempre “amen” à Câmara)
- Fotografia e Vídeo: Armando Marques (fica sempre bem na fotografia)
- Flores e Decoração: Manuel Ribeiro (grande especialista em floreados)
- Iluminação: Cândido Capela Dias (ainda a aguardar a resposta da CMG)
- Transporte dos convidados: Armando Abreu (no novo tractor da Junta)
- Restauração/Catering: Carlos Remisio (ficará encarregue dos tachos)
- Música e animação: Manuel dos Boémios (acompanhado à viola baixo por Ricardo Costa)
- Fogo de artifício: Constantino Veiga (com o risco de sairem alguns petardos pelo meio)
- Lembranças: MTAC (alguém se lembra deles?)
- Etiqueta e Boas maneiras: Estava previsto uma participação do Marcelo das Taipas, mas uma fiscalização da ASAE, considerou-o fora do prazo de validade.

O espaço na feira terá ainda um enorme cartaz com um slogan que diz:
Temos para si
Um casamento com kiwi

(o que não se entende bem, mas que sem dúvida associa o nome das Taipas a este fruto com enormes tradições na nossa região).

06 novembro 2007

Escutas no Chuveiro: DUMAS

Mais uma escuta no chuveiro, mas desta vez enviada por um(a) leitor(a) do blogue.
Mesmo tendo chegado de forma anónima, resolvemos publicar.
Por 24 principais motivos, dos quais destacamos três: 1. Está bem escrito; 2. Lança suspeições sobre quem escreve este blogue (e como é público, adoramos supeições e esta em particular ajuda a baralhar a identidade do Polvo); 3. Não é ofensivo para o visado Dumas (que não sabemos se é o Alexandre ou outro).

Cá vai:

Após uma reflexão intensa, sobre este assunto, lembrei um hit dos GNR.

Dumas, és como um vilão,
Movimentos indiscretos de alcatrão sujo
Rasgados por ROSAS e hortelãs,
Deitado oh Dumas, alheio a tudo,
Olhos penetrantes,
Pensamentos comprados.

No bar 101

Bebemos c'os lábios, refrescos envenenados (refrão)
Selamos segredos,
Erguemos bandeiras,
Em camara lenta como na TV,
Palavras a mais na idade dos "PORQUÊ"

Dumas, como que és vilão
Quem te visse deitado de cabelo molhado bastante enrolado
Saco cama envenenado,
Oh Dumas, roendo maçãs
A ver garrafas de minis boiando vazias nas ondas da manhã

No bar 101

Bebemos c'os lábios, refrescos envenenados,
oh dumas!
Em camara lenta como na TV,
Oh dumas..
Oh dumas..
Ooohhhh duumas...
Ooohhhh duumas..
Refrescos envenenados...
Como na Tv.
Ooohhhh duumas..


(Caro aspirante a Inspector: Escreva mais vezes. Mas para a próxima assine qualquer coisa. E não precisa enviar via "comentários"; mande-nos o seu contributo para opolvodastaipas@gmail.com)

05 novembro 2007

Menu Turístico das Taipas

Finalmente um(a) leitor(a) do blogue resolveu reforçar as nossas fileiras e enviou o resultado de uma investigação que publicamos com todo o gosto (e paladar).
Com o nome artístico de Inspectora Linda Wolf Ribeiro enviou-nos o seguinte relatório:

Caro Inspector,

Descobri que a receita da ACIT – Associação Comercial e Industrial das Taipas para dinamizar o tecido empresarial da região não se vai limitar a uma Salada das Taipas (com 5 kiwis, 5 cenouras, sumo de limão e nozes). Está para breve a apresentação de um “Menu Turístico das Taipas”, que passo a divulgar.

Sopa das Taipas

Prepare a clássica sopa de legumes e acrescente bocadinhos de kiwi.

Polvo das Taipas
(também em honra deste blogue)

Pesque ou compre o polvo.
Prepare-o da forma que souber (frito, à lagareiro, cozido ou grelhado).
Sirva com kiwi.

Leitão das Taipas

Compre um leitão inteiro na Bairrada, já tostadinho.
Traga-o até às Taipas.
Em vez da tradicional laranja, enfie-lhe um kiwi na boca.
Sirva frio (até porque é provável que o bicho arrefeça durante a viagem) .

Salada de Fruta das Taipas

Corte um kiwi às rodelas
Corte outro kiwi aos quadradinhos
Corte mais um kiwi em duas metadas
Corte mais um em quatro partes
Misture tudo e regue com sumo de um kiwi.

(Se nos quiser enviar o resultado das suas investigações, escreva-nos para opolvodastaipas@gmail.com)

01 novembro 2007

Alta tensão ou tensão alta?

Depois de ter sido o responsável pela candidatura de António Lima Pereira à direcção do CART (ver edição papel do Reflexo), Salgado Leite aparece como um dos possíveis responsáveis pelas linhas de alta tensão.

António Magalhães ainda não recebeu respostas aos vários requerimentos que, em reunião de vereadores, anunciou ter preparado para “tranquilizar a população”, mas a suspeita surgiu quando leu um panfleto do Ministério da Saúde, onde se lia que “alimentos salgados provocam tensão alta”.

“Não me espantaria que mais um taipense andasse a minar a estabilidade do concelho”, desabafou Magalhães, que, pelo sim pelo não, pediu um sumo de laranja à secretária, em vez do habitual copinho de leite do meio da manhã.

31 outubro 2007

Magalhães preocupado com linhas de tricot e crochet

Afinal as “lihas de alta tensão”, a que Magalhães se referiu na última reunião de vereadores, eram um código para as linhas geográficas imaginárias.

Em conversa “off the record” com um nosso investigador (e que nós, como é evidente, estamos a publicar... até porque tínhamos outro gravador ligado no bolso), o edil máximo disse-nos que “os paralelos e meridianos ainda vá que não vá”, acrescentando que “o problema é que na cabeça de alguns taipenses há outra linha geográfica imaginária que me anda a dar algum trabalho e a criar alguma instabilidade no concelho. Vocês sabem a quem me refiro.”

Magalhães repetiu-nos entretanto o que já tinha dito ao Reflexo: “este é um assunto delicado e espera conclusões de vários requerimentos para tranquilizar a população.”

Ao que O Polvo das Taipas conseguiu apurar, na próxima reunião de vereadores Magalhães vai também manifestar preocupação com as linhas de tricot e crochet, o que será mais um código, mas desta vez para se referir à má-língua sobre a atitude da CMG face à Vila das Taipas.

Esteja atento.

26 outubro 2007

O mandato de Veiga.

Copo meio cheio, copo meio vazio ou copo sem gota?

O mandato do executivo de Constatino Veiga vai a meio. Juntámos os vários investigadores e fizemos um exercício internamente: está o copo meio cheio ou meio vazio? Chegámos à conclusão que pode estar sem gota.

Decidimos por isso propor aos nossos leitores, uma análise a um inquérito secreto que fizemos.

(Nota: Fizemos este inquérito muito antes do The Mirror. Aliás, estamos em crer que, debaixo da pele do director do news, há muita máfia oculta. A seu tempo, tentaremos desvendar quem são os seus informadores).

Pois bem, numa inovação, vamos dar as respostas às nossas perguntas. O leitor, mediante as mesmas, tentará identificar o autor das respostas.

Leia então, as respostas à questão que colocamos.

Eis a pergunta:

Considerando que o mandato do executivo de Constantino Veiga vai a meio, como classifica os dois primeiros anos?

Resp. 1)- Vai a meio? Ainda falta outro tanto? Meu Deus, quando poderei regressar?

Resp. 2)- Vai a meio e muito bem. Se fosse no tempo do Remísio, ainda só ia no primeiro mês. Os mandatos dele, nunca mais acabavam.

Resp. 3)- Vai a meio. Então temos de mudar o meco.

Resp. 4)- Mandato do Constantino Veiga? Vocês são mesmo tendenciosos. E porque não o mandato do Armando Marques? Ou do Armando Abreu? A Junta é um todo e todos não seremos demais, para endireitar o que o engenheiro entortou.

Resp. 5)- Olhe... sabe? Eu de política não percebo nada. Mas porque é que ainda vai a meio? Ah, são quatro anos? Então ainda vai construir o Salão Paroquial! Não!? Ah, sim, enganei-me. O Lar dos Velhinhos.

Resp. 6)- Não me interessa se vai a meio ou se está a acabar. Só sei que as Taipas estagnou. No tempo do engenheiro ainda se via alguma coisa. Agora...

Resp. 7)- Só estão preocupados com o senhor arquitecto. E o Advogado, que fez? Prometeu tantas coisas e agora não faz nada?

Resp. 8)- Eu quero que ele continue por muitos anos. Graças a ele acabaram-se as rebaldarias com as concentrações das motas.

Resp. 9)- Só espero que ele ainda tenha tempo de colocar aquelas pedras, muito bonitas, que pôs na Igreja. Ainda falta pôr nos passeios, na estrada, junto às padarias, nos cafés, nas escolas.

Resp. 10)- Tem tido um bom mandato. Ri-se muito para as pessoas. Não é como o engenheiro, que andava sempre a olhar para o chão.