30 novembro 2007

Taipolinos enterram Kiwieiro

Entre rufos de caixas e bombos, foi esta madrugada anunciado em Guimarães, que as Taipas terá, já a partir do próximo ano, umas monumentais festas Taipolinas.

Este será mais um movimento de emancipação da nossa vila em relação à cidade de Guimarães, com quem mantemos uma relação de amor-ódio, uma espécie de "quanto mais me bates mais gosto de ti" misturado com "quanto mais gosto de ti, mais me bates" e que muitas vezes resulta em "quanto menos me dás, mais te bato", algo que ainda não terá sido compreendido por muitos, incluindo nós próprios.

O início do Cortejo do Kiwieiro será nas Cancelas do Veiga, ali para os lados do Loteamento do Pinhel (não confudir com o início do Cortejo do Pinheiro, que começa nas Cancelas da Veiga - ver notícia).

Perguntámos à ACIT onde é que o kiwieiro irá ser enterrado, mas não podemos reproduzir a resposta, porque foi uma frase que rima com Peru, que é susceptível de ferir a sensibilidade de alguns leitores.

Mas que nós merecíamos essa resposta, merecíamos, porque já estamos a abusar nesta insistente bricadeira à volta dos kiwis e a ACIT, se calhar, até nem merece.

28 novembro 2007

Kiwieiro

Juro que não fomos nós que inventámos isto (até gostávamos de ter sido, mas não temos imaginação para tanto):

“kiwieiro” - segundo explicam os promotres da ideia, trata-se de uma mistura das ideias de árvore de Natal com a cultura de kiwi.

Podem comprovar em:
Kiwieiro

26 novembro 2007

CSI Taipas

Estou exausto... foram horas de interrogatório.
Uma sala escura, sem janelas.
Uma mesa de madeira e uma cadeira.
A ventoinha no tecto.
Mãos presas atrás das costas, uma lâmpada apontada à cara... e a investigadora... uma brasa de uma investigadora...

Foi preciso uma boa dose de paciência e a promessa que o arquitecto não colocaria mais cubos nos passeios para que saíssemos em liberdade.

O caso está agora em segredo de justiça. Mas "segredo" é palavra que não existe no nosso dicionário.

Fiquem por isso a saber que fomos acusados de ter abafado uma série de casos que já deviam estar resolvidos e continuam sem explicação. Malditos...

As perguntas fazem-me sonhar com a brasa da investigadora que, com a sua voz rouca, lançava, uma atrás da outra...


  • Onde estão os catorze mil euros da festa das cervejas e francesinhas?

  • E os 5.000 mil euros da devolução da carrinha?

  • Afinal, quem era o vendedor da carrinha?

  • E onde estão os reforços da GNR para as Taipas?

  • Quem é que tem a cassete da conversa entre o presidente da câmara de Guimarães e o presidente da junta das Taipas?

  • E o certificado de habilitações de José Luis Oliveira para exercer o cargo de presidente da turitermas?

  • E quem foi que roubou o programa eleitoral do PSD, que agora não pode cumprir o prometido, porque não se lembra do que prometeu?

  • E a luz da feira? Quem foi culpado? Quem é que está a deixar a CDU nesta escuridão?

  • E a Rita da Operação Triunfo, sempre é expulsa ou não?

  • E qual é afinal a identificação dos leitores que deixam comentários neste blogue?

  • E o polvo... deve, ou não, ser acompanhado com arroz do mesmo?

23 novembro 2007

Investigam-se os investigadores

Caros leitores,
Têm chovido cartas e telefonemas a manifestar desalento pela pausa de cerca de uma semana deste blogue (alguns comentadores manifestaram a sua opinião no post anterior).
Há leitores que dizem mesmo que a sua vida deixou de fazer sentido, o que compreendemos.
Infelizmente estamos a ser investigados pela PJ, pelo que não podemos publicar nenhuma notícia sem a conclusão do processo.
Em breve daremos notícias.

16 novembro 2007

Ângelo Gabriel anuncia concelho

Mais uma espantosa revelação. Bastante complexa, mas espantosa.

O mote para esta investigação foi dado por um leitor que num comentário lançou o boato que o Ângelo seria Gabriel.

Os nossos investigadores puseram de imediato mãos à obra e descobriram uma revelação premonitória no Evangelho Segundo S. Lucas.

Aí pode ler-se que o anjo Gabriel apareceu à direita de Zacarias, no templo, e anunciou que Isabel conceberia, por obra e graça do Espírito Santo, um filho cujo nome seria João.

Lucas continua, dizendo que quando o anjo Gabriel anunciou o nascimento, Zacarias alegou que Isabel era velha de mais para ter um filho. Mas quando Zacarias terminou de servir no templo e voltou para casa, Isabel concebeu.

Agora experimentem trocar “anjo Gabriel” por “Ângelo Gabriel”, “Zacarias” por “Magalhães”, “Isabel” por “Portugal”, “filho” por “concelho” e “João” por “Taipas”...

É, no mínimo, assustador... ora reparem:

O Ângelo Gabriel apareceu à direita de Magalhães, no Convento de Santa Clara, e anunciou que Portugal conceberia, por obra e graça do Espírito Santo, um concelho cujo nome seria Taipas.

Quando o Ângelo Gabriel anunciou o nascimento, Magalhães alegou que Portugal era velho de mais para ter um novo concelho. Mas quando Magalhães terminou de servir no templo e voltou para casa, Portugal concebeu.

E agora? Quem é que se atreve a tirar Magalhães do templo?

13 novembro 2007

¿Por qué no te callas?

Recebemos um telefonema de D. Duarte Pio que pura e simplesmente nos disse: "¿Por qué no te callas?".

Inicialmente pensavamos que era mesmo para nós, mas pelos vistos o duque de Bragança anda a telefonar para alguns números seleccionados aleatoriamente da lista telefónica e calhou-nos em sorte.

Sendo assim - e mesmo com todo o respeito que nutrimos por D. Duarte - continuaremos a nossa saga de contra-informação.

Se descobrirmos outros números das Taipas para os quais ele tenha ligado, daremos nota imediata.

08 novembro 2007

Casamento de Sonho

No mesmo fim-de-semana, o próximo, a ACIT – Associação Comercial e Industrial das Taipas está a organizar dois grandes eventos:
A 1ª Feira do Automóvel Usado e uma participação na Feira Braga Noivos (é preciso lavar bem a boca depois de dizer a palavra Braga).

No pavilhão dedicado à organização de casamentos, a ACIT terá um espaço no qual irá oferecer, a preços módicos, uma equipa de especialistas que farão de qualquer cerimónia um casamento de sonho.

Responsáveis pelos diversos sectores:

- Convites: Comissão de Festas de S. Pedro, perdão, S. João (a ver se compensa a falha dos convites nas festas anteriores)
- Cerimónia religiosa: José Luís Oliveira (habituado a dizer sempre “amen” à Câmara)
- Fotografia e Vídeo: Armando Marques (fica sempre bem na fotografia)
- Flores e Decoração: Manuel Ribeiro (grande especialista em floreados)
- Iluminação: Cândido Capela Dias (ainda a aguardar a resposta da CMG)
- Transporte dos convidados: Armando Abreu (no novo tractor da Junta)
- Restauração/Catering: Carlos Remisio (ficará encarregue dos tachos)
- Música e animação: Manuel dos Boémios (acompanhado à viola baixo por Ricardo Costa)
- Fogo de artifício: Constantino Veiga (com o risco de sairem alguns petardos pelo meio)
- Lembranças: MTAC (alguém se lembra deles?)
- Etiqueta e Boas maneiras: Estava previsto uma participação do Marcelo das Taipas, mas uma fiscalização da ASAE, considerou-o fora do prazo de validade.

O espaço na feira terá ainda um enorme cartaz com um slogan que diz:
Temos para si
Um casamento com kiwi

(o que não se entende bem, mas que sem dúvida associa o nome das Taipas a este fruto com enormes tradições na nossa região).