18 fevereiro 2008

Taipas na rota dos grandes eventos desportivos

Depois de, na semana passada, Porto e Gaia terem confirmado a Red Bull Air Race para este ano, Taipas e S. João de Ponte acabam também de confirmar a Red Duck Air Race 2008.

Esta prova será em tudo semelhante à dos aviões, mas os concorrentes serão os patos [ducks] que povoam o Rio Ave. A prova promete muita emoção, acrobacias e animação, sendo que uma parte do parque, do lado de S. João de Ponte, está já a ser vedada para construção da pista e de boxes de apoio aos patos.

A ACIT já se associou ao evento, dando como tema ao próximo concurso gastronómico “Pato com Kiwi”, um prémio que espera todos os patos em competição.

"Paris-Dakar" da América do Sul com prova nas Taipas

Outro grande evento já assegurado é o "Paris-Dakar" da América do Sul. Imitando Lisboa, que quer ser o ponto de partida das equipas europeias rumo ao Chile/Argentina, Taipas quer ser o ponto de partida dos pilotos do Norte do país.

Junta, Câmara e Turitermas uniram esforços e garantiram uma classificativa especial da prova rainha do todo-o-terreno para a rotunda do Pinheiral.

“As condições daquela rotunda são óptimas para a prática do todo-o-terreno, com um grau de dificuldade bastante elevado no sentido Braga-Guimarães que certamente fará as delícias dos concorrentes”, referiu João Lagos a este blogue.

08 fevereiro 2008

Festival do Gelo 2009 será alargado às Taipas

A próxima edição do Festival do Gelo (uma iniciativa que está a decorrer no Multiusos de Guimarães e que pouco mais gelo tem que uma caipirinha), terá, no próximo ano, uma extensão na Vila das Taipas.

Quem o afirmou foi um boneco de neve presente na edição deste ano, que garantiu estarem quase ultimadas as negociações com a Paróquia de Caldelas para que se faça uma pista de ski fechada no anfiteatro do novo salão paroquial.

“A inclinação é a ideal” referiu o mesmo boneco, acrescentando que “as condições do espaço fizeram mesmo com que a Vodafone, depois de patrocinar as pistas da Serra da Estrela, decidisse investir neste projecto que fará das Taipas o segundo pólo de desportos de inverno do país”.

Infelizmente não conseguimos obter mais informações, porque o boneco, entretanto, derreteu.

05 fevereiro 2008

A Igreja Velha é Capela?

Há quem chame Igreja Velha à capela dedicada a S. Tomé de Caldelas.
(Por acaso, mas apenas por mero acaso, Igreja Velha é também o nome de um blogue.)

Fica a pergunta: Igreja Velha é Capela?

Desta vez não vamos investigar (andamos cansados e com falta de recursos). Abrimos por isso um inquérito aos nossos leitores. Vote e contribua para o esclarecimento desta questão.


O inquérito entretanto já fechou e os resultados foram:

Acha que Igreja Velha é Capela?

Não. Não pode ser. - 20%
Sem dúvida! É Capela! - 40%
Não sei. Mas podia bem ser - 20%
Está bem visto, está... - 33%

31 janeiro 2008

Passat junto ao Parque do Ave dentro de 3 semanas

Mais uma novidade adiantada em primeira mão por nós. Quem é amigo, quem é?

Tudo começou com uma notícia do Jornal de Notícias da semana passada que tinha como título “Golfe junto ao Ave Park dentro de três anos”.

O projecto partia de Carlos Remísio, um dos responsáveis do Ave Park, tendo já o apoio da Câmara Municipal de Guimarães (CMG).

Isso foi o bastante para que Constantino Veiga, sentido que este projecto era mais uma afronta do PS e da CMG à junta de freguesia (e à sua pessoa, em particular), reunisse um conjunto de investidores e assegurasse para o parque de lazer junto ao Rio Ave não um Golfe, mas sim um Passat.

“É para verem que não precisamos da CMG para nada e que somos capazes de, sozinhos, fazermos grandes obras nas Taipas”, disse Constantino Veiga à revista Turbo.

Veiga disse ainda que “o nosso Passat vai ainda sofrer umas adaptações tuning, com umas potentes colunas bose que servirão para as festas de S. Pedro, uma pintura bicolor, porque é sabido que eu gosto do estilo camaleão, e um sistema de escape em aço inoxidável por onde se escaparão as nossa promessas eleitorais”.

"O nosso Passat vai meter o Golfe do Remisinho num bolso!", concluiu com ar vitorioso.

Investidores já cá tinham estado

Para os mais distraídos, recordamos entretanto uma investigação aqui do Polvo que, no início de Dezembro, dava nota da visita de um grupo de investidores às Taipas, pela mão de Constantino Veiga (e que agora ficamos a ser ao que vinham) – Anatomia de Veiga

21 janeiro 2008

Homenagem de Magalhães a Frei Constantino João

Acabámos de descobrir que António Magalhães envolveu-se pessoalmente na escolha dos dois eventos que a Biblioteca Raúl Brandão vai promover, esta semana, na sede da junta de freguesia das Taipas (ambos já noticiados pelo Reflexo e pelo Vilas das Taipas, este último já avisado para deixar este tipo de investigação para quem sabe do ofício).

Magalhães sugeriu aos responsáveis da biblioteca que num dos dias fizessem um teatro de fantoches. “É uma forma de mostrar à pequenada a fantochada que tem sido a relação institucional entre junta e câmara”.

Mas, em voz baixo, possivelmente para nós não ouvirmos, disse também à directora da biblioteca:
“Estive a pensar que a história que melhor espelha o início do mandato do sr. presidente da junta das Taipas é a do Frei João Sem Cuidados. Além disso, temos a feliz coincidência dele se chamar Constantino João!”, gracejou.

Já em relação à escolha do conto “Sou Especial Porque Sou Eu”, António Magalhães disse que tirássemos as nossas próprias ilações e que mais não diria.

Claro que não poderíamos ficar por aqui e destacámos um agente para esta investigação.

E, como tem sido hábito (neste caso até poderia ser o hábito do Frei Constantino João) chegámos ao cerne da questão.

Descobrimos a sinopse do conto na página webboom, trocámos o nome Ivo (o herói da história original) por Constantino e tudo se esclareceu:

O Constantino está triste. Os seus amigos dizem que é demasiado pequeno para ser capitão pirata e pouco forte para ser um leão, o rei da selva. Mas a mãe do Constantino diz que pode ser igualmente divertido ser marinheiro que trepa ao mastro, ou um macaco que se balança nas árvores! O Constantino pode ser tudo o que quiser...

Esta é uma belíssima história sobre um menino que apenas com um grande imaginação consegue transformar a rejeição em triunfo!


E esta... malandro do Magalhães...

17 janeiro 2008

S. Tomé e S. Cláudio estudam fusão

No seguimento da notícia anterior, descobrimos mais um boato infundado (ou talvez não) que queremos adiantar: S. Tomé de Caldelas e S. Cláudio de Barco terão reunido esta manhã para analisar uma possível fusão das duas freguesias.

Considerando a alta do petróleo e a crise que assola os EUA, os dois administradores estudam uma parceira estratégica que deverá resultar em economias de escala e ganhos para ambas as empresas.

“O novo grupo a criar tem já alguns activos comuns, nomeadamente o AvePark e o Barco Rock Fest, pelo que a fusão faz todo o sentido”, disse-nos S. Cláudio.


Confrontado com a pergunta sobre qual o nome a atribuir à nova entidade que resultará da fusão, S. Tomé disse que houve unanimidade na escolha de Taipas. “Uma vila, duas freguesias”, acrescentou sorridente.


Soubemos ainda que a fusão poderá dar origem a despedimentos, estando entre os nomes apontados quase toda a equipa de Constantino Veiga, actualmente a dirigir os destinos de uma das empresas.

Quanto às listas concorrente para a nova administração, para além de uma liderada por Américo Freitas, soubemos que é ainda possível que a lista derrotada esta terça-feira na assembleia geral do Millennium BCP se apresente também a votos.


As acções de ambas as empresas encerraram a sessão de ontem em alta.

10 janeiro 2008

De corveta (da marinha de guerra) às Taipas

Depois do “de Barco às Taipas” eis que mais um blogue surge no panorama cibernético da região.

Vai chamar-se “de corveta (da marinha de guerra) às Taipas” e nós, chegando com os nossos tentáculos aos mais recônditos espaços políticos (e não só), conseguimos ter acesso à sua primeira versão, ainda por publicar.

No seu primeiro post, o blogue começa por mostrar, por a+b, que o AvePark (o chamado Parque de Ciência e Tecnologia das Taipas) fica efectivamente em Barco.

Depois, comprova-se por x+y que o Movimento Artístico das Taipas é apoiado pela junta de freguesia de Barco para organizar o Barco Rock Fest.

O cálculo seguinte mostra que o Rio Ave passsa por Barco antes de passar pelas Taipas.

Depois, demonstra-se que até a Nossa Sra. dos Remédios, que antigamente vinha para as Taipas às quartas-feiras e por cá ficava alguns dias, chega agora à sexta à noite, para regressar rapidamente a Barco, Domingo no fim do almoço.

Por fim, relembra que José Machado, Pároco de Barco, ganhou as eleições nos Bombeiros Voluntários das Taipas, numa lista contra Carlos Remísio.

Tudo isto termina com o somatório de todas as equações anteriores para mostrar um resultado que só quem andasse desatento é que ainda não teria percebido:

O blogue “de corveta (da marinha de guerra) às Taipas” será a rampa de lançamento para o ataque e tentativa de conquista da junta das Taipas por parte de Américo Freitas, actual presidente da junta de S. Cláudio de Barco.

Escutas telefónicas registam primeiras reacções

Circulando no meio político taipense, este boato motivou algumas reacções que os nossos agentes gravaram, graças á utilização de complicados mecanismos de escuta ilegal.

José Luís Oliveira pegou na caneta, sentou-se à secretária e preparou um ataque político a Américo Freitas, terminando com “e se eu me quiser recandidatar?”.

Ângelo Freitas, líder do MTAC a viver em S. João de Ponte, terá gritado “porra... o Carlos Marques bem me dizia para eu ir, como ele, viver para Barco”.

Já Capela Dias fez tocar a rebate os sinos da Igreja Velha, juntando os seus camaradas e perguntando: “esse Américo tem algum irmão com carrinhas para vender? É começar já a investigar!”

Constantino Veiga – que não cumpriu nenhuma promessa eleitoral, porque as estava a guardar para quando fosse presidente da Junta eleito pelo PS – pegou na calculadora, carregou numas teclas, confirmou as contas e desabafou: “Isto está a bater tudo certo... mas quem diria... o Américo... amigo de copos de Braga... será que só me resta um noves fora, nada?”