10 março 2008

Mais massa cinzenta para o AvePark

Um dos nossos métodos de investigação mais complexos – a leitura de jornais locais numa qualquer esplanada – deu frutos. Ficamos a saber, em segunda ou terceira mão, que o Avepark poderá receber mais um investimento ligado à alta tecnologia, investigação de ponta e inovação: nada mais nada menos do que uma empresa de cablagens para automóveis (gostaríamos de explicar o que isso é, mas a tecnologia é tão inovadora – e eventualmente secreta – que o máximo que conseguimos dizer é que produz cabos para automóveis, algo que apenas países como Portugal, alguns países de leste, a China, o Vietname, a Turquia e outros países igualmente avançados conseguem fabricar).

O investidor – um empresário cujo grupo tem sede no parque de ciência e tecnologia de S. João de Ponte – referiu a um jornal do concelho que os dois locais possíveis para as novas instalações são o AvePark ou o parque de ciência e tecnologia de Serzedelo. “Com tantos parques de ciência e tecnologia na região, temos dificuldade em escolher aquele que melhores condições oferece para o nosso investimento”, referiu o tecnológico empresário, via mensagem enviada por um pombo correio, a um dos nossos investigadores.

Os responsáveis do AvePark mostraram-se bastante satisfeitos com a possibilidade de conseguirem atraír uma empresa de cablagens para automóveis para o parque, sobretudo pela possibilidade de juntarem mais massa cinzenta à que já está para lá garantida.

Um desses responsáveis referiu-nos que “foi-nos prometido que a cantina da empresa vai ter todos os dias um prato a que chamam de spaghetti al molhi di choqui, que é basicamente um prato de massa esparguete com molho feito com tinta de chocos e natas que, depois de cozinhado, fica com um aspecto acinzentado”.

26 fevereiro 2008

(Par) Lamento dos Jovens

Três alunos da Escola Secundária das Taipas vão representar o distrito de Braga numa sessão na Assembleia da República (no chamado “Parlamento dos Jovens” ).

De acordo com uma fonte próxima ligada ao processo, estes alunos foram escolhidos porque apresentam comportamentos que precisam ser urgentemente corrigidos: “são miúdos sérios, trabalhadores, falam sempre a verdade e são educados, pelo que uma passagem pela Assembleia da República só lhes fará bem”, disse-nos essa fonte, que pretende ser luminosa e eventualmente colocada numa rotunda com a ajuda de dinheiros comunitários.

Por seu lado, os alunos estão também entusiasmados com a ideia: “Estou com muita vontade de aprender com os senhores deputados a falar vinte minutos a meia hora sem dizer praticamente nada”, referiu-nos um deles que disse também ter esperança de conseguir a reforma mais cedo só por ter participado nesta iniciativa.

Outro dos seleccionados diz ter como objectivo perceber a táctica de assinar o livro de ponto e depois saír da sala (neste caso, do hemiciclo) sem ninguém notar.

Por fim, o terceiro confidenciou-nos que “sempre quis conseguir dormir numa sala com muita gente, pelo que estou ansioso por ver grandes especialistas na matéria em acção!”

Boa viagem, miudagem!

21 fevereiro 2008

Mens agitat molem

Para quem tentou ganhar um presunto no último post do blogue “debarcoàstaipas”, fica o esclarecimento de que o verdadeiro significado da frase “Mens agitat molem” – ao contrário do que a maioria dos intelectuais da nossa praça parecem pensar – não é “o espirito move a matéria”, mas sim “os homens agitam-no quando está mole”.

E se não acreditam, deixem de ler as Eneidas e outras epopeias épicas, investiguem mais sobre a vida sexual do Fernando Pessoa e passem a ler a Maria ou a Ana Mais Atrevida, que são a fonte de verdadeira cultura aqui para a nossa equipa de investigadores.

18 fevereiro 2008

Taipas na rota dos grandes eventos desportivos

Depois de, na semana passada, Porto e Gaia terem confirmado a Red Bull Air Race para este ano, Taipas e S. João de Ponte acabam também de confirmar a Red Duck Air Race 2008.

Esta prova será em tudo semelhante à dos aviões, mas os concorrentes serão os patos [ducks] que povoam o Rio Ave. A prova promete muita emoção, acrobacias e animação, sendo que uma parte do parque, do lado de S. João de Ponte, está já a ser vedada para construção da pista e de boxes de apoio aos patos.

A ACIT já se associou ao evento, dando como tema ao próximo concurso gastronómico “Pato com Kiwi”, um prémio que espera todos os patos em competição.

"Paris-Dakar" da América do Sul com prova nas Taipas

Outro grande evento já assegurado é o "Paris-Dakar" da América do Sul. Imitando Lisboa, que quer ser o ponto de partida das equipas europeias rumo ao Chile/Argentina, Taipas quer ser o ponto de partida dos pilotos do Norte do país.

Junta, Câmara e Turitermas uniram esforços e garantiram uma classificativa especial da prova rainha do todo-o-terreno para a rotunda do Pinheiral.

“As condições daquela rotunda são óptimas para a prática do todo-o-terreno, com um grau de dificuldade bastante elevado no sentido Braga-Guimarães que certamente fará as delícias dos concorrentes”, referiu João Lagos a este blogue.

08 fevereiro 2008

Festival do Gelo 2009 será alargado às Taipas

A próxima edição do Festival do Gelo (uma iniciativa que está a decorrer no Multiusos de Guimarães e que pouco mais gelo tem que uma caipirinha), terá, no próximo ano, uma extensão na Vila das Taipas.

Quem o afirmou foi um boneco de neve presente na edição deste ano, que garantiu estarem quase ultimadas as negociações com a Paróquia de Caldelas para que se faça uma pista de ski fechada no anfiteatro do novo salão paroquial.

“A inclinação é a ideal” referiu o mesmo boneco, acrescentando que “as condições do espaço fizeram mesmo com que a Vodafone, depois de patrocinar as pistas da Serra da Estrela, decidisse investir neste projecto que fará das Taipas o segundo pólo de desportos de inverno do país”.

Infelizmente não conseguimos obter mais informações, porque o boneco, entretanto, derreteu.

05 fevereiro 2008

A Igreja Velha é Capela?

Há quem chame Igreja Velha à capela dedicada a S. Tomé de Caldelas.
(Por acaso, mas apenas por mero acaso, Igreja Velha é também o nome de um blogue.)

Fica a pergunta: Igreja Velha é Capela?

Desta vez não vamos investigar (andamos cansados e com falta de recursos). Abrimos por isso um inquérito aos nossos leitores. Vote e contribua para o esclarecimento desta questão.


O inquérito entretanto já fechou e os resultados foram:

Acha que Igreja Velha é Capela?

Não. Não pode ser. - 20%
Sem dúvida! É Capela! - 40%
Não sei. Mas podia bem ser - 20%
Está bem visto, está... - 33%

31 janeiro 2008

Passat junto ao Parque do Ave dentro de 3 semanas

Mais uma novidade adiantada em primeira mão por nós. Quem é amigo, quem é?

Tudo começou com uma notícia do Jornal de Notícias da semana passada que tinha como título “Golfe junto ao Ave Park dentro de três anos”.

O projecto partia de Carlos Remísio, um dos responsáveis do Ave Park, tendo já o apoio da Câmara Municipal de Guimarães (CMG).

Isso foi o bastante para que Constantino Veiga, sentido que este projecto era mais uma afronta do PS e da CMG à junta de freguesia (e à sua pessoa, em particular), reunisse um conjunto de investidores e assegurasse para o parque de lazer junto ao Rio Ave não um Golfe, mas sim um Passat.

“É para verem que não precisamos da CMG para nada e que somos capazes de, sozinhos, fazermos grandes obras nas Taipas”, disse Constantino Veiga à revista Turbo.

Veiga disse ainda que “o nosso Passat vai ainda sofrer umas adaptações tuning, com umas potentes colunas bose que servirão para as festas de S. Pedro, uma pintura bicolor, porque é sabido que eu gosto do estilo camaleão, e um sistema de escape em aço inoxidável por onde se escaparão as nossa promessas eleitorais”.

"O nosso Passat vai meter o Golfe do Remisinho num bolso!", concluiu com ar vitorioso.

Investidores já cá tinham estado

Para os mais distraídos, recordamos entretanto uma investigação aqui do Polvo que, no início de Dezembro, dava nota da visita de um grupo de investidores às Taipas, pela mão de Constantino Veiga (e que agora ficamos a ser ao que vinham) – Anatomia de Veiga