09 abril 2008

Magalhães propõe Termas no Parque da Cidade

A Câmara Municipal de Guimarães apresentou e colocou à discussão pública, os Cinco Projectos para Guimarães.

Um desses projectos é a criação de um lago artificial na Veiga de Creixomil, ideia já criticada pelos que consideram que o investimento deveria ser canalizado para desenvolver e melhorar os recursos já existentes no concelho, nomeadamente a praia fluvial das Taipas.

Mas a surpresa está ainda para vir. António Magalhães prepara-se para apresentar o sexto projecto para Guimarães que será, nada mais nada menos, o projecto de construção de umas Termas no Parque da Cidade.

Este investimento enquadra-se na política de centralização que a Câmara tão bem tem implementado e poderá culminar com a construção de umas novas muralhas que isolem totalmente Guimarães do resto do concelho.

Reflexo já está a preparar nova publireportagem

Depois de uma publireportagem com o título “Saúde e Bem Estar”, patrocinada pela Turitermas, o Reflexo está agora a preparar o suplemento “Doença e Mal Estar”, a ser patrocinado pela Junta de Freguesia.

Nesse suplemento será descrito o mal estar que se irá criar entre a Taipas Turitermas e a Câmara Municipal (sua principal accionista), em resultado do desvio das águas termais das Taipas para Guimarães.

Mas o suplemento irá também apresentar aquilo que a Junta das Taipas considera “os cancros da governação socialista do concelho”, vai descrever a azia que lhe causam as intervenções da oposição socialista, a dor de cotovelo que tem de outras juntas PSD - que mantêm boas relações com o edil - e vai ainda dedicar uma página a um artigo (cujo objectivo não compreendemos bem) sobre a mudança de cor nos animais.

03 abril 2008

O Quarilátero Circense

João Ferrão, secretário de estado de uma série de coisas, vem esta sexta-feira a Braga formalizar a aprovação de um programa Polis para o chamado
quadrilátero que junta Guimarães, Braga, Famalicão e Barcelos (isso... ouviram bem: que junta Guimarães, Braga, Famalicão e Barcelos).

E perguntam vocês: “Guimarães e Braga juntas num mesmo projecto? O que vai acontecer?”
E nós respondemos: “Não sabemos. Vamos primeiro investigar o que é um quadrilátero.”

Um quadrilátero é um polígono de quatro lados, sendo um dos mais conhecidos o trapézio, que é um quadrilátero convexo que tem dois lados desiguais e paralelos.

Um trapézio é também um aparelho de ginásio formado por uma barra cilíndrica firmada em duas peças verticais ou suspensa por duas cordas, utilizado por trapezistas.

Trapezistas são artistas de circo.

E isto começa finalmente a fazer sentido.

E perguntam vocês de novo: “Guimarães e Braga juntas num mesmo projecto? O que vai acontecer?”
E nós respondemos: “Agora sabemos. Vai ser um circo.”

Senhoras e senhores, meninas e meninos, estimado público... o espectáculo vai começar! Aplaudam os nossos artistas do quadrilátero e suspendam a respiração! Os trapezistas vão dar início a um arriscado número e... vão fazê-lo sem rede!

31 março 2008

CDU do concelho pisca o olho ao grande capital

A CDU do concelho continua a sua grande cruzada contra a escuridão e as trevas.
Depois de se ter manifestado ruidosamente contra a falta de luz no recinto da feira das Taipas, tem agora em mãos a árdua missão de conseguir iluminação pública para a estrada Brito-Pevidém.

Tudo seria normal, não fosse o facto de Cândido Capela Dias ter passado a comprar regularmente jornais económicos e, muito mais suspeito, ter sido apanhado por um dos nossos inspectores a pedir, num café (cujo nome não podemos revelar, mas que fica na Alameda Rosas Guimarães, quem desce do lado esquerdo), que mudassem o canal da televisão da Sport Tv para o canal Bloomberg, “para poder dar uma espreitadela à cotação das acções”.

De acordo com o jornal alaranjado, “O Polvo Livre”, tudo aponta claramente (com um clarão de cerca de 500 watts) para que a CDU concelhia esteja a piscar o olho à direita, se tenha rendido ao grande capital e tenha comprado um grande número de acções da EDP, cujo investimento quer ver rapidamente valorizado.


Nota: Amanhã, dia 1 de Abril, celebra-se uma data muito especial para O Polvo das Taipas. Queremos por isso mandar um grande abraço a todos os que nos têm acompanhado nesta teia de boatos e mentiras. No fundo, o dia de amanhã é como o Natal... é sempre que o polvo quiser.

26 março 2008

Teatro Oficina procura actor anónimo

O Teatro Oficina, que vai realizar uma “audição” para seleccionar actores para a próxima temporada da companhia, pediu ajuda a este blogue – e à reputada equipa de investigadores que o compõem – para identificar um candidato que enviou o currículo, mas que se terá esquecido de preencher os dados para contacto.

O currículo do potencial actor é bastante promissor e os responsáveis pela audição temem pela perda de um grande talento, pelo que decidiram oferecer alvíssaras a quem conseguir mais informações e as remeter para a Oficina.

A única pista disponível é o breve currículo submetido, que passamos a transcrever:

Curriculum Vitae

Dados pessoais e contacto

Por preencher

Experiência profissional como actor

Jangada de Pedra” – teatro – uma peça de teatro baseada no romance homónimo de José Samarago. Essa peça tinha dois protagonistas: eu e um outro actor, chamado António. Com as pedras que atirámos um ao outro e com as que tínhamos nos sapatos, decidimos construir uma jangada. O resultado é bom de ver.

O bom, o mau e o vilão” – cinema – um filmezinho caseiro que fiz nos últimos tempos, baseado na obra-prima do Sergio Leone. Eu representei os três personagens.

A branca de neve” – cinema – Foi inspirado não no famoso conto para crianças, mas sim num filme realizado pelo falecido João César Monteiro, que decidiu pôr um pano preto à frente da câmara. Estou portanto a fazer algo igual: ouve-se o que eu digo, mas a imagem que passa é negra.

Titanic” – cinema – Apesar de haver no filme uma historiazeca de amor, a mensagem mais importante é que há navios que prometem muito (e este prometia ser o maior e o mais luxuoso do mundo) e que vão ao fundo logo na viagem inaugural. Eu fiz precisamente o papel de navio.

Eu é que sou o presidente da junta” – teatro – é uma peça que está em cena neste momento e que é inspirada num personagem do Herman Enciclopédia. Eu sou o personagem principal. Deixo-vos um excerto abaixo:

10 março 2008

Mais massa cinzenta para o AvePark

Um dos nossos métodos de investigação mais complexos – a leitura de jornais locais numa qualquer esplanada – deu frutos. Ficamos a saber, em segunda ou terceira mão, que o Avepark poderá receber mais um investimento ligado à alta tecnologia, investigação de ponta e inovação: nada mais nada menos do que uma empresa de cablagens para automóveis (gostaríamos de explicar o que isso é, mas a tecnologia é tão inovadora – e eventualmente secreta – que o máximo que conseguimos dizer é que produz cabos para automóveis, algo que apenas países como Portugal, alguns países de leste, a China, o Vietname, a Turquia e outros países igualmente avançados conseguem fabricar).

O investidor – um empresário cujo grupo tem sede no parque de ciência e tecnologia de S. João de Ponte – referiu a um jornal do concelho que os dois locais possíveis para as novas instalações são o AvePark ou o parque de ciência e tecnologia de Serzedelo. “Com tantos parques de ciência e tecnologia na região, temos dificuldade em escolher aquele que melhores condições oferece para o nosso investimento”, referiu o tecnológico empresário, via mensagem enviada por um pombo correio, a um dos nossos investigadores.

Os responsáveis do AvePark mostraram-se bastante satisfeitos com a possibilidade de conseguirem atraír uma empresa de cablagens para automóveis para o parque, sobretudo pela possibilidade de juntarem mais massa cinzenta à que já está para lá garantida.

Um desses responsáveis referiu-nos que “foi-nos prometido que a cantina da empresa vai ter todos os dias um prato a que chamam de spaghetti al molhi di choqui, que é basicamente um prato de massa esparguete com molho feito com tinta de chocos e natas que, depois de cozinhado, fica com um aspecto acinzentado”.

26 fevereiro 2008

(Par) Lamento dos Jovens

Três alunos da Escola Secundária das Taipas vão representar o distrito de Braga numa sessão na Assembleia da República (no chamado “Parlamento dos Jovens” ).

De acordo com uma fonte próxima ligada ao processo, estes alunos foram escolhidos porque apresentam comportamentos que precisam ser urgentemente corrigidos: “são miúdos sérios, trabalhadores, falam sempre a verdade e são educados, pelo que uma passagem pela Assembleia da República só lhes fará bem”, disse-nos essa fonte, que pretende ser luminosa e eventualmente colocada numa rotunda com a ajuda de dinheiros comunitários.

Por seu lado, os alunos estão também entusiasmados com a ideia: “Estou com muita vontade de aprender com os senhores deputados a falar vinte minutos a meia hora sem dizer praticamente nada”, referiu-nos um deles que disse também ter esperança de conseguir a reforma mais cedo só por ter participado nesta iniciativa.

Outro dos seleccionados diz ter como objectivo perceber a táctica de assinar o livro de ponto e depois saír da sala (neste caso, do hemiciclo) sem ninguém notar.

Por fim, o terceiro confidenciou-nos que “sempre quis conseguir dormir numa sala com muita gente, pelo que estou ansioso por ver grandes especialistas na matéria em acção!”

Boa viagem, miudagem!

21 fevereiro 2008

Mens agitat molem

Para quem tentou ganhar um presunto no último post do blogue “debarcoàstaipas”, fica o esclarecimento de que o verdadeiro significado da frase “Mens agitat molem” – ao contrário do que a maioria dos intelectuais da nossa praça parecem pensar – não é “o espirito move a matéria”, mas sim “os homens agitam-no quando está mole”.

E se não acreditam, deixem de ler as Eneidas e outras epopeias épicas, investiguem mais sobre a vida sexual do Fernando Pessoa e passem a ler a Maria ou a Ana Mais Atrevida, que são a fonte de verdadeira cultura aqui para a nossa equipa de investigadores.