
O Teatro Oficina, que vai realizar uma
“audição” para seleccionar actores para a próxima temporada da companhia, pediu ajuda a este blogue – e à reputada equipa de investigadores que o compõem – para identificar um candidato que enviou o currículo, mas que se terá esquecido de preencher os dados para contacto.
O currículo do potencial actor é bastante promissor e os responsáveis pela audição temem pela perda de um grande talento, pelo que decidiram oferecer alvíssaras a quem conseguir mais informações e as remeter para a Oficina.
A única pista disponível é o breve currículo submetido, que passamos a transcrever:
Curriculum VitaeDados pessoais e contactoPor preencher
Experiência profissional como actor“
Jangada de Pedra” – teatro – uma peça de teatro baseada no romance homónimo de José Samarago. Essa peça tinha dois protagonistas: eu e um outro actor, chamado António. Com as pedras que atirámos um ao outro e com as que tínhamos nos sapatos, decidimos construir uma jangada. O resultado é bom de ver.
“
O bom, o mau e o vilão” – cinema – um filmezinho caseiro que fiz nos últimos tempos, baseado na obra-prima do Sergio Leone. Eu representei os três personagens.
“
A branca de neve” – cinema – Foi inspirado não no famoso conto para crianças, mas sim num filme realizado pelo falecido João César Monteiro, que decidiu pôr um pano preto à frente da câmara. Estou portanto a fazer algo igual: ouve-se o que eu digo, mas a imagem que passa é negra.
“
Titanic” – cinema – Apesar de haver no filme uma historiazeca de amor, a mensagem mais importante é que há navios que prometem muito (e este prometia ser o maior e o mais luxuoso do mundo) e que vão ao fundo logo na viagem inaugural. Eu fiz precisamente o papel de navio.
“
Eu é que sou o presidente da junta” – teatro – é uma peça que está em cena neste momento e que é inspirada num personagem do Herman Enciclopédia. Eu sou o personagem principal. Deixo-vos um excerto abaixo: