23 maio 2008

Claro... Obviamente!

Isto aqui já parece o corpo nacional de escutas!

Ora vejam lá quem é que apanhámos numa escuta antes da última assembleia geral extraordinária.


Legenda/Elenco:
CV - Constantino Veiga
AA - Armando Abreu
AM - Armando Marques


Todos - Paz, pão, polvo e liberdade...

AM - Já chega! Vamos lá avançar com isto!

AA - Eu, para começar, queria saber como foi que o sr. tesoureiro se enganou nos quinhentos euros... é que agora temos de fazer nova assembleia!

AM - Eu não me enganei. Quem se enganou foram as meninas... não é verdade arquitecto?

CV - Claro. Obviamente...

AM - É que agora apanhamos com a oposição em cima.

AA - O que era perfeitamente escusado... não é verdade sr. presidente?

CV - Ora... obviamente...

AA - Eu, que sou o que tenho mais traquejo nestas andanças, posso afirmar que nunca em Vieira do Minho isto me tinha acontecido. Nem em Creixomil, onde fui responsável muitos anos.

AM - Ora sr. Abreu... escusa de vir sempre falar da sua experiência. Já percebemos que o sr. está na idade de reforma... não é verdade sr. presidente?

CV - Claro. Obviamente...

AM - Já me começa a irritar este obviamente. Não sabe dizer outra coisa?

AA - Ele diz isto porque não ouve nada do que estamos a dizer. Não é sr. presidente?

CV - Ora... obviamente...

AM - Ó sr. Abreu: ligue a porcaria da aparelhagem, se não não saímos daqui hoje...

AA - Ligue você que está mais perto! Porque hei-de ser eu? Eu sou secretário, não sou electricista nem técnico de som...

AM - Mas é o braço direito e o braço esquerdo do presidente... por isso...

AA - O sr. nunca gostou muito que ele dissesse isso... é por isso que eu agora nem falo nas Assembleias, não é presidente?

CV - Claro. Obviamente...

AM - Bem, sr. Abreu, como é? Vamos preparar as coisas para a assembleia ou não?

AA - Para quê... eles não vêem nada. Até parece o PSD nos mandatos do Remigio. Ele fazia o que queria... Agora é a nossa vez!

AM - Bom... mas quem andou de mãos dadas com o Remigio foram vocês os dois e não eu. Não é verdade, presidente?

CV - Ora... obviamente...

AM - Além disso, não andam para aí a dizer que vou mudar nas próximas eleições para o PS... algo que o sr.... Não é verdade presidente?

CV - Claro. Obviamente...

AA (em altos berros virado para CV) -Obviamente, obviamente, obviamente! Não sabe dizer mais nada!?! Só sabe dizer obviamente?

CV - Obviamente que não. Obviamente que sei dizer mais coisas além do obviamente. Obviamente que sei, ora bolas.

AA (ainda aos berros) - Então diga! Ajude-nos a tomar alguma decisão sobre isto! Que vamos fazer?

CV - Comer! Estamos aqui há tanto tempo e não falamos de nada... Por isso vamos comer. Pode ser no Manel dos Boémios. Até porque pode lá estar o Capela e vocês perguntam-lhe o que é que ele acha...

AM - Capela? Mas o Capela não é do PSD...

AA - Também o arquitecto não é... e no entanto... e o presidente da assembleia também não. E está com a Junta...

AM - Esse nunca sei o que quer. Parece que se quer dar bem com todos.

CV – Então? Vamos comer ou não? É preciso dar-lhes um empurrão?

AA - Ó sr. presidente, isso de dar empurrões é para a oposição!

(Risos)

CV - É para o sr. Abreu se ir habituando. Parece que vai candidatar-se com eles!

(Risos de CV e AM)

AM (para AA) - Em quem vai votar para presidente do partido?

AA - Ainda não sei. Vou esperar até ver quem tem mais hipóteses de ganhar. O Cirilo já tomou posição, mas não sei se é seguro...

AM - Não se pode facilitar, podemos dar um tiro no pé.

CV - Então... estão calados há tanto tempo. Vamos comer ou não?

Ouve-se depois um barulho de uma porta a bater, ruídos de carros e passos, uma nova porta a abrir e fechar e, finalmente, barulho de pratos e a Roseira Enxertada, mas sem o Zé Amaro.


Nota: Para saber mais sobre a história do braço direito e braço esquerdo, ver o link:
Anatomia de Veiga

19 maio 2008

Alguém percebeu alguma coisa?


Mais uma ficha, mais uma voltinha, mais uma escuta, mais uma transcrição.

Desta vez escutámos uma reunião do PS que antecedeu a falta de comparência do PS à sessão extraordinária da assembleia de freguesia que teve lugar a pedido do PS.

Se não foi bem assim, foi algo parecido.

Legenda/Elenco:

JLO-José Luis Oliveira
RC-Ricardo Costa
JPR-João Pedro Ribeiro
LS-Luis Soares
LN-Lourenço Nuno
SA-Sérgio Araújo
MD-Mário Dias
EM-Ernesto Martinho
CR-Carlos Remísio.


JLO - Pessoal: precisamos preparar os assuntos para a assembleia de prestação de contas!
É preciso ver bem as coisas. E eu tenho de ser substituído. Tenho outra reunião marcada para esse dia.

RC - Tens? E é importante? Que reunião é?

JLO - Do Centro Social. Por causa dos cortes orçamentais para as IPSS's.

RC - Eu também não posso, tenho uma actuação dos Smartini.

JPR - E eu vou com o Rio Ave. Vamos desaguar este fim-de-semana.

JLO - Porreiro pá... temos de chamar os suplentes. Vê aí os números de telemóveis e falamos em conferência. Assim fala toda a gente ao mesmo tempo.

(passam trinta minutos, período aproveitado por todos para fumar um cigarrinho atrás das cortinas, tal como fez o grande líder Pinto de Sousa - Sócratas para os amigos - no avião a caminho da Venezuela)

JLO-Meus senhores. Estamos a falar em conferência. Aqui na sede estou eu, o João Pedro e o Ricardo, a preparar a assembleia do dia 16. Mas nenhum de nós pode ir. Vou falar para todos e respondem por ordem de chamada.

LS - É pá eu não posso. Tenho uma reunião dos Antigos Alunos da Secundária.Além disso tou a desatinar com aquela treta do arquitecto dizer que eu não sou de cá.

LN - Se o Ricardo não pode ir porque tem actuação, eu se calhar também tenho... somos da mesma banda...

SA - Eu não posso tenho de trabalhar no escritório.

MD - Eu não tenho paciência para aturar aquela gente. Esta coisa de ser da oposição, pode não parecer, mas satura.

EM - Eu não posso. Prometi ao arquitecto que não ia às reuniões e ele dava um subsídio aos escuteiros.

CR - Pá, eu sou presidente da assembleia municipal. Não fica bem ir a uma assembleia de freguesia...

JLO - E agora?

JPR - Não há mais ninguém na Lista?

JLO - Não sei acho que não. Eu também não os conheço a todos.

SA - E o Zé Augusto?

JPR - Zé Augusto? Quem é?

CR - O da Escola Secundária.

MD - Porra! Esse tambem faz parte da Lista?

JLO - Claro e parece que também há duas miúdas...

SA – Miúdas? É pá... porreiro... Mas nunca as vi.

LS - Cá para mim, não aparecia ninguém.

CR - Não isso não é bom.

MD - Ora, no teu mandato já fizemos isso uma vez.

JLO - E se mandássemos o Paulo Pereira?

JPR - Sim. Esse e o teu tio.

MD - Esses não fazem parte da Lista, mas como naquela assembleia vale tudo, é um caso a pensar.

fsssff rococococo fsfsfsfs zzzzzzzzz

A partir desta altura começámos a ouvir um ruído estranho e deixámos de ouvir a amena cavaqueira do PS... giro... cavaqueira... PS...


Se quiser tentar perceber, consulte notícias recentes em:

O Quarto Poder

Que assembleia extraordinária...

Quem com ferros mata

12 maio 2008

Arruaças = Arruamentos + Ruas + Praças

Depois de mais uma grade de minis, metemos mãos à obra. E descobrimos algo que não espantará muitos dos nossos leitores e alguns dos frequentadores assíduos das assembleias de freguesia:

Constantino Veiga está a terminar uma tese de mestrado em arquitectura urbana intitulada: “Arruaças – uma nova visão sobre arruamentos, ruas e praças”.

A tese é dividida em três capítulos:

No primeiro, Constantino demonstra como cubos em granito podem ser transformados em horrendos instrumentos contra estacionamento e causar um impacto visual terrível numa praça (esta tese, comprovada em prática, já colocou as Taipas na rota da arquitectura nacional, atraíndo à Vila os turistas estrangeiros que se deslocam a Portugal para ver, entre outros, o Estádio do Braga e a Casa da Música).

No segundo capítulo, demonstra-se que há passeios tão largos, tão largos que poderão receber uma autorização especial por parte das autoridades camarárias para que o estacionamento se faça em cima deles.

Ambas as obras foram já implementadas no terreno (e desengane-se quem pensava que eram obras do acaso).

Mas o melhor está reservado para o fim... no terceiro capítulo será apresentado um projecto que ficará nos anais (não tem nada a ver com o orifício terminal do intestino) da arquitectura mundial: a construção de passeios e estacionamentos em cemitérios.

Pensado ao pormenor, o projecto prevê a utilização dos ditos cubos de granito a impedir o estacionamento no Inferno; passeios largos a permitir estacionamentos temporários no Purgatório e, por fim, o estacionamento livre no Paraíso.

Não temos passado para os lados do cemitério, mas o caro leitor investigue se não terão começado já as obras que transformarão mais este sonho em realidade.

08 maio 2008

Quem não tem cão... miau, miau!

Cá está! Em primeira mão, mais uma vez!
Constantino Veiga, presidente da junta das Taipas, vai mostrar que com ele não se brinca.
E, na próxima assembleia de freguesia, vai anunciar a contratação de Carlos Gil.
Acusaram-nos de não cumprir as promessas eleitorais...? Tomem!
Bofetadinha de luva branca...

Link para saber mais sobre Carlos Gil

30 abril 2008

César Peixoto sondado pelo MTAC

Agora que a época desportiva se aproxima do final, descobrimos que César Peixoto está a ser sondado pelo MTAC – Movimento Taipas a Concelho para ser o próximo ponta-de-lança deste grupo de amigos que se junta de três em três meses, em S. João de Ponte.

Segundo uma fonte que preferiu manter o anonimato (como quase todos os elementos do movimento), César Peixoto reúne condições excelentes para ocupar o lugar: “desde logo, porque joga no Braga” (ao dizer a palavra Braga, a nossa fonte pôs-se de joelhos e fez algo parecido com o que os muçulmanos fazem quando rezam virados para Meca).

“Mas a questão central não é essa”, continuou. “O mais importante é que César Peixoto tem dado provas de ser o único capaz de trazer boas curvas para as nossas variantes, grandes monumentos para as nossas praças, belas paisagens para nosso deleite... e de levantar... digamos... a moral dos taipenses”.

18 abril 2008

A chave de todos os mistérios

Aí está! Finalmente, após anos de investigação, foi o desportivo "O Jogo" quem descobriu os verdadeiros motivos para o marasmo em que nos encontramos.

Depois de entrevistar Remísio de Castro, um "vitoriano convicto que não teve ainda oportunidade de fazer inscrição de sócio", a edição de hoje do jornal refere que foi a carreira do Guimarães que parou a política local.

O texto termina com uma frase poética: "Hoje, Remísio de Castro, sofrerá como um qualquer adepto do Vitória".

Isto leva-nos a pensar que, amanhã, Remísio Castro já sofrerá de uma forma diferente. Sofrerá de uma forma especial. De uma forma que só ele sabe sofrer. De uma forma única e exclusiva.. huummm... ou será que isto quer dizer que amanhã irá sofrer como um qualquer adepto do Braga...?

16 abril 2008

Dor de cabeça

“Elvira Fertuzinhos meteu a sua cabeça onde, eu próprio, não meteria a minha”.
Esta frase enigmática de António Magalhães levou os nossos inspectores a puxarem pela cabeça, mas a baterem com ela contra a parede, depois de não terem chegado a conclusão alguma.

Estando pouco inspirada e tendo pouco que fazer, a nossa equipa decidiu ir para a rua auscultar o polvo.

À pergunta "Onde é que Magalhães não meteria a cabeça?" os nossos conterrâneos responderam:

“A prémio”
Teixerinha, Cauteleiro

"Debaixo do meu carro"
Limpa João, comentador do Blog "debarcoástaipas"

"No cêpo"
António, cortador de carnes verdes

"Num alfinete"
Rosinha, costureira

"No cemitério. Quem manda lá sou eu"
Asmodeu

"Nas banheiras de hidromassagens"
Fisioterapeuta da Taipas Turitermas

"A senhora da resposta anterior vai ter um processo disciplinar"
Luis José, presidente da TaipasTour Operator

“À frente do meu stick
C. Veiga, jogador de hóquei em patins

"No poluído Rio Ave, para não saír de lá careca"
Zé Pato, frequentador da praia fluvial

"À frente das minhas bolas"
Tó Silva, jogador de petanca

Participe neste inquérito e dê-nos a sua opinião.

A resposta mais brejeira receberá uma entrada dupla para o próximo Encontro Internacional de Gigantones e Cabeçudos.