25 junho 2008

Rejubilemos! O futuro é promissor!

Após uns 14 anos desde o início da sua construção, a “variante” das Taipas teve mais um troço inaugurado com pompa e alguma circunstância esta semana.

De acordo com uma escuta transcrita no Reflexo Digital, “o Presidente da Câmara salientou a importância de uma boa acessibilidade e referiu que o ideal seria ter uma ligação rápida à auto-estrada, acrescentando que o futuro é promissor.”

O Polvo rejubilou e os investigadores foram mais longe (muito mais longe) e souberam mais pormenores sobre esta ligação à auto-estrada, que passamos também a transcrever:

Escuta 1 – à Ass. Freguesia em Ponte:
“Foi apresentado um esboço da abertura de uma via urbana de acesso rápido desde o nó da auto-estrada à vila das Taipas.”

Escuta 2 – ao próprio PS:
“Em relação à ligação das Taipas a Guimarães, iremos concretizar uma ligação da Vila em via rápida ao Nó de Silvares da AE, pela Vila de Ponte com uma nova ponte sobre o Ave, e daí pela Variante de Creixomil à Cidade.”

Quem é amigo, quem é? Sempre a descobrir estas novidades todas para os leitores...

Ah... um pormenor... a primeira tem cerca de 8 anos (Agosto de 2000) e a segunda um pouco menos (Dezembro de 2001)... mas isso são pormenores... o que interessa é que o futuro seja promissor!

Escuta 1 – Agosto de 2000
Transcrição aqui

Escuta 2 – Dezembro 2001
Transcrição aqui

23 junho 2008

Se 1 CV incomoda muita gente, 2 CV...

Ao contrário do que a maioria da oposição parece pensar, o aparentemente inofensivo desfile de 2 CV que se realizou no âmbito das festas de S. Pedro, tem objectivos políticos muito claros.

Desengane-se quem pensava que se tratava de um mero passeio de admiradores destes clássicos franceses. O desfile foi, isso sim, o lançamento da candidatura de Constantino Veiga ao seu 2º mandato (2 CV).

(Se não fosse o Polvo estar atento...)

Entretanto, os nossos investigadores apanharam mais uma escuta no chuveiro. Desta vez Armando Abreu a cantarolar:

“Se 1 CV incomoda muita gente, 2 CV incomodam muito mais”

17 junho 2008

Me dá uma boleia, vai...

A Rádio Santiago e os jornais do grupo estão a promover uma campanha de partilha de boleias entre os seus ouvintes com o objectivo de, segundo disseram, “poupar gasolina e reduzir as despesas”.

Um dos exemplos indicados pelos responsáveis pela campanha tem a ver com o número de pessoas que, diariamente, se desloca desde a vila das Taipas até à cidade de Guimarães.

Será a própria Rádio Santiago a gerir as inscrições de quem oferece boleia, os horários e os locais de partida e de chegada

Os nosso inspectores iniciaram imediatamente as escutas e detectaram já alguns telefonemas para a rádio, que passamos a transcrever:

“Boa tarde. É da Santiago? O meu nome é Abreu. Estou no PSD e queria ir até à presidência da Junta das Taipas. Pode ver, por favor, se o PS me dá uma boleia?”

“Estou? Sou o João e gostava de ir de Barco às Taipas... não... de Barco às Taipas... sim... pode ser de carro, de bicicleta, de mota ou de triciclo, desde que seja de Barco. ...Não está a perceber???... Pois... já estão a vir os podres deste projecto ao de cima! Tem de começar a haver mais vergonha! Não percebe? De Barco às Taipas... é assim tão difícil perceber??? Tudo é incerto e derradeiro. Tudo é disperso, nada é inteiro. Cambada de inúteis, tachistas e desavergonhados! Que esgoto em que isto se tornou! Ó Portugal, hoje és nevoeiro...”

“Boas. Chamo-me Américo e gostava de ir de Barco às Taipas... Como? Não, não fui eu quem ligou há uns minutos. Não. Eu chamo-me Américo e gostava de ir de S. Cláudio de Barco até às Taipas. Acha que consigo arranjar uma boleia? Tanto faz... PS... PSD...”

“Tou? Santiago? (eu nem sei bem o que me deu para ligar para Guimarães...) Eu estou disponível para dar boleias. Mas para Braga! Sei que há uns presidentes da Junta e uns líderes da oposição que são desses lados... pelo que nunca se sabe se não quererão aproveitar. Diga aí para contactarem o Freitas, o Guerreiro do Minho.”

“Bom dia! Chamo-me Carlos e é só para dizer que sou um especialista em boleias. Tenho apanhado algumas, tenho dado outras... qualquer coisa, é só dizer.”

“Bom dia. É da Rádio Santiago? Chamo-me António. Era para ver se há por aí uma boleia para os Bombeiros... É que eu há uns anos fui corrido, mas gostava de voltar... ainda por cima acho que agora há lá uma vaga para estacionamento... e posso sempre ir assobiando durante a viagem.”

“É da Santiago? O meu nome é Tó Magalhães. Esqueçam esta coisa das boleias. Isso é perigoso... a gente nunca sabe quem mete no carro. O melhor é fazerem como eu: cortar o mal pela raíz. Não se criam condições para essa gente vir das Taipas a Guimarães e a poupança é total. Zero gasolina, zero poluição! Brilhante, não é? E alguns até podiam voltar para Braga... sempre é a descer”

Ver notícia sobre a campanha:
Notícia

13 junho 2008

É só fumaça

Estão finalmente explicados os motivos para a realização da Feira do Fumeiro, nas Taipas, a qual, juntamente com a Feria do Vinho Verde - e de acordo com o que foi divulgado - constituiu uma “mostra de produtos da região”.

Ao que tudo indica, numa recente reunião analisava-se a possibilidade de fazer passeios extra-largos em mais uma zona das Taipas, de forma a impedir o estacionamento – e mesmo a circulação – perto de uma clínica conhecida, quando um dos intervenientes referiu que aquele local era conhecido por “feira dos porcos”.

Tendo feito essa descoberta, o interveniente-mor terá dito... “Esqueçam os passeios para já. Tive uma ideia genial: fazer uma Feira do Fumeiro!”.

“Fumeiro?... andou a fumar alguma coisa?”

“Ora vejam lá: já temos a charcutaria do Intermarché... mais recentemente a secção de enchidos do Pingo Doce... agora dizem-me que nas Taipas já houve uma feira dos porcos!?! Que mais precisam???”

08 junho 2008

Reflexo Geographic

O Jornal Reflexo iniciou com a edição deste mês de Junho - e com a entrevista a Zequinha Gafanhoto - uma parceria com a National Geographic que se irá prolongar por mais alguns meses.

O objectivo desta parceria é conhecer melhor a vida de taipenses cujos apelidos ou alcunhas sejam nomes de insectos.

Assim, depois de José Marques Fernandes (Zequinha Gafanhoto), será a vez de Joaninha (que nos irá contar como foi presidente do Taipas a troco de uma sardinha), Né Grilo, a família Formiga e, finalmente, Elísio Percevejo.

De acordo com os responsáveis pelo jornal, este género de iniciativas será para manter, prevendo-se já um protocolo com a BBC Vida Selvagem para retratar o ambiente vivido nas assembleias de freguesia.

04 junho 2008

Epitáfio

Foi hoje anunciada a morte de um blog nosso vizinho.
É sempre triste a perda de companheiros de blogosfera.
Por isso, a equipa de investigadores não podia deixar passar o facto em claro e presta-lhe uma singela homenagem.




O balão do João sobe, sobe pelo ar.
É feliz o petiz a cantarolar.
Mas o vento a soprar, leva o balão pelo ar.
Fica, então, o João, a choramingar.

23 maio 2008

Claro... Obviamente!

Isto aqui já parece o corpo nacional de escutas!

Ora vejam lá quem é que apanhámos numa escuta antes da última assembleia geral extraordinária.


Legenda/Elenco:
CV - Constantino Veiga
AA - Armando Abreu
AM - Armando Marques


Todos - Paz, pão, polvo e liberdade...

AM - Já chega! Vamos lá avançar com isto!

AA - Eu, para começar, queria saber como foi que o sr. tesoureiro se enganou nos quinhentos euros... é que agora temos de fazer nova assembleia!

AM - Eu não me enganei. Quem se enganou foram as meninas... não é verdade arquitecto?

CV - Claro. Obviamente...

AM - É que agora apanhamos com a oposição em cima.

AA - O que era perfeitamente escusado... não é verdade sr. presidente?

CV - Ora... obviamente...

AA - Eu, que sou o que tenho mais traquejo nestas andanças, posso afirmar que nunca em Vieira do Minho isto me tinha acontecido. Nem em Creixomil, onde fui responsável muitos anos.

AM - Ora sr. Abreu... escusa de vir sempre falar da sua experiência. Já percebemos que o sr. está na idade de reforma... não é verdade sr. presidente?

CV - Claro. Obviamente...

AM - Já me começa a irritar este obviamente. Não sabe dizer outra coisa?

AA - Ele diz isto porque não ouve nada do que estamos a dizer. Não é sr. presidente?

CV - Ora... obviamente...

AM - Ó sr. Abreu: ligue a porcaria da aparelhagem, se não não saímos daqui hoje...

AA - Ligue você que está mais perto! Porque hei-de ser eu? Eu sou secretário, não sou electricista nem técnico de som...

AM - Mas é o braço direito e o braço esquerdo do presidente... por isso...

AA - O sr. nunca gostou muito que ele dissesse isso... é por isso que eu agora nem falo nas Assembleias, não é presidente?

CV - Claro. Obviamente...

AM - Bem, sr. Abreu, como é? Vamos preparar as coisas para a assembleia ou não?

AA - Para quê... eles não vêem nada. Até parece o PSD nos mandatos do Remigio. Ele fazia o que queria... Agora é a nossa vez!

AM - Bom... mas quem andou de mãos dadas com o Remigio foram vocês os dois e não eu. Não é verdade, presidente?

CV - Ora... obviamente...

AM - Além disso, não andam para aí a dizer que vou mudar nas próximas eleições para o PS... algo que o sr.... Não é verdade presidente?

CV - Claro. Obviamente...

AA (em altos berros virado para CV) -Obviamente, obviamente, obviamente! Não sabe dizer mais nada!?! Só sabe dizer obviamente?

CV - Obviamente que não. Obviamente que sei dizer mais coisas além do obviamente. Obviamente que sei, ora bolas.

AA (ainda aos berros) - Então diga! Ajude-nos a tomar alguma decisão sobre isto! Que vamos fazer?

CV - Comer! Estamos aqui há tanto tempo e não falamos de nada... Por isso vamos comer. Pode ser no Manel dos Boémios. Até porque pode lá estar o Capela e vocês perguntam-lhe o que é que ele acha...

AM - Capela? Mas o Capela não é do PSD...

AA - Também o arquitecto não é... e no entanto... e o presidente da assembleia também não. E está com a Junta...

AM - Esse nunca sei o que quer. Parece que se quer dar bem com todos.

CV – Então? Vamos comer ou não? É preciso dar-lhes um empurrão?

AA - Ó sr. presidente, isso de dar empurrões é para a oposição!

(Risos)

CV - É para o sr. Abreu se ir habituando. Parece que vai candidatar-se com eles!

(Risos de CV e AM)

AM (para AA) - Em quem vai votar para presidente do partido?

AA - Ainda não sei. Vou esperar até ver quem tem mais hipóteses de ganhar. O Cirilo já tomou posição, mas não sei se é seguro...

AM - Não se pode facilitar, podemos dar um tiro no pé.

CV - Então... estão calados há tanto tempo. Vamos comer ou não?

Ouve-se depois um barulho de uma porta a bater, ruídos de carros e passos, uma nova porta a abrir e fechar e, finalmente, barulho de pratos e a Roseira Enxertada, mas sem o Zé Amaro.


Nota: Para saber mais sobre a história do braço direito e braço esquerdo, ver o link:
Anatomia de Veiga