
A Rádio Santiago e os jornais do grupo estão a promover uma campanha de partilha de boleias entre os seus ouvintes com o objectivo de, segundo disseram, “poupar gasolina e reduzir as despesas”.
Um dos exemplos indicados pelos responsáveis pela campanha tem a ver com o número de pessoas que, diariamente, se desloca desde a vila das Taipas até à cidade de Guimarães.
Será a própria Rádio Santiago a gerir as inscrições de quem oferece boleia, os horários e os locais de partida e de chegada
Os nosso inspectores iniciaram imediatamente as escutas e detectaram já alguns telefonemas para a rádio, que passamos a transcrever:
“Boa tarde. É da Santiago? O meu nome é Abreu. Estou no PSD e queria ir até à presidência da Junta das Taipas. Pode ver, por favor, se o PS me dá uma boleia?”
“Estou? Sou o João e gostava de ir de Barco às Taipas... não... de Barco às Taipas... sim... pode ser de carro, de bicicleta, de mota ou de triciclo, desde que seja de Barco. ...Não está a perceber???... Pois... já estão a vir os podres deste projecto ao de cima! Tem de começar a haver mais vergonha! Não percebe? De Barco às Taipas... é assim tão difícil perceber??? Tudo é incerto e derradeiro. Tudo é disperso, nada é inteiro. Cambada de inúteis, tachistas e desavergonhados! Que esgoto em que isto se tornou! Ó Portugal, hoje és nevoeiro...”
“Boas. Chamo-me Américo e gostava de ir de Barco às Taipas... Como? Não, não fui eu quem ligou há uns minutos. Não. Eu chamo-me Américo e gostava de ir de S. Cláudio de Barco até às Taipas. Acha que consigo arranjar uma boleia? Tanto faz... PS... PSD...”
“Tou? Santiago? (eu nem sei bem o que me deu para ligar para Guimarães...) Eu estou disponível para dar boleias. Mas para Braga! Sei que há uns presidentes da Junta e uns líderes da oposição que são desses lados... pelo que nunca se sabe se não quererão aproveitar. Diga aí para contactarem o Freitas, o Guerreiro do Minho.”
“Bom dia! Chamo-me Carlos e é só para dizer que sou um especialista em boleias. Tenho apanhado algumas, tenho dado outras... qualquer coisa, é só dizer.”
“Bom dia. É da Rádio Santiago? Chamo-me António. Era para ver se há por aí uma boleia para os Bombeiros... É que eu há uns anos fui corrido, mas gostava de voltar... ainda por cima acho que agora há lá uma vaga para estacionamento... e posso sempre ir assobiando durante a viagem.”
“É da Santiago? O meu nome é Tó Magalhães. Esqueçam esta coisa das boleias. Isso é perigoso... a gente nunca sabe quem mete no carro. O melhor é fazerem como eu: cortar o mal pela raíz. Não se criam condições para essa gente vir das Taipas a Guimarães e a poupança é total. Zero gasolina, zero poluição! Brilhante, não é? E alguns até podiam voltar para Braga... sempre é a descer”
Ver notícia sobre a campanha:
Notícia