18 dezembro 2008

Felizes Natais e Bom Carnaval!

A equipa de inspectores deseja a todos os taipenses Felizes Natais.

E nem desejamos que 2009 seja um ano de carnaval, palhaçadas, algum pão e muito circo... porque já se sabe que será!

Haja Saúde!

11 dezembro 2008

Pai Natal em entrevista: “Tenho forte concorrência nas Taipas”

Para os dois taipenses que não foram a correr comprar o Reflexo para ler a entrevista do mês de Dezembro, aqui fica o texto.

Fez-nos uma visita antecipada e não quisemos deixar de o entrevistar. É gorducho, tem barbas brancas, dá muitas prendas, mas diz que pode ter o lugar em risco. Veio por isso às Taipas conhecer a concorrência e aproveitou para dizer que este ano vai trocar o bacalhau pelo polvo.

O que o fez vir a Portugal – e mais concretamente às Taipas – mais cedo do que o habitual?
Faço sempre umas feriazinhas antes da distribuição das prendas. Normalmente vou até ao Brasil, mas este ano não tive oportunidade e decidi vir a Portugal.

Fez bem! Por também falarmos português?
Não é bem... é uma questão de coerência.

Coerência... não percebo.
Porque no Brasil nesta altura é Verão e anda tudo de tanga. E aqui em Portugal é igual. Menos a parte do Verão, claro.

Mas porquê as Taipas?
É que aqui, não só andam de tanga como toda a gente dá muita tanga.

O Pai Natal desculpe, mas custa-me a acreditar que seja só isso...
Bom... tem razão... não é só isso. Cá para nós, que ninguém nos ouve, estou com receio de perder o meu emprego...

Isso soa a campanha da Worten.
É campanha é. Mas não a da Worten...

Pode explicar melhor?
Chegou-me aos ouvidos que aqui nas Taipas há muitos candidatos a Pai Natal... fiquei preocupado e vim ver.

E então?
Descobri que é verdade. Um tal Costa diz que foi ele quem ofereceu o arranjo urbanístico da Igreja e que vai oferecer muitos mais presentes; um tal de Veiga diz que esse arranjo também é prenda dele e que oferece investidor para as termas e as festas mais vistosas de sempre; um tal de Magalhães diz que vai fazer um orçamento cheio de prendas para o próximo ano.
Com tanta gente a dar, tenho a minha carreira em risco...

E o que pensa fazer?
Para já fui oferecer-me ao pároco de Sande-S.Martinho para a edição do Big Brother Religiosos, que ele está a organizar lá na Igreja da paróquia.

Mas o Pai Natal não é bem religioso... é assim mais para o pagão...
E isso o que interessa? Então o actual presidente da Junta não era dum partido pagão e depois não passou para um partido religioso?

Mas isso foi para ter possibilidades de ganhar as eleições.
E eu é para não perder o emprego! Que vem a dar tudo no mesmo.

Tudo no mesmo não, que as pessoas não vão para a politica para ter um emprego e ganhar dinheiro.
Ora ora... essa não é de Pai Natal. É de anjinho! Anda alguém na política para servir?

Eu por acaso acredito que sim...
Pois, pois... e também acredita no Pai Natal, não?

É bem visto. E o Pai Natal onde vai ficar hospedado estes dias?
No lar de idosos que o senhor arquitecto construiu.

Mas ele não construiu nenhum lar de idosos.
Não? Mas ele não tinha prometido essa prenda?

Pois... mas parece que o saco das prendas se rompeu. Deixou cair tudo, coitado.
Então vou acampar no Parque de campismo. Tem 3 estrelas, não é?

É. Mas também tem que ter a estrelinha da sorte para o encontrar a funcionar.
Estou aqui estou a ficar debaixo da ponte.

Tenha cuidado. Há aí um movimento independentista que a pode deitar abaixo.
Cuidado! Se isso for um risco, abram um inquérito!

Ah! Isso fazemos bem. Abrir inquéritos é connosco! Só que são como o bacalhau nesta altura. Ficam de molho.
Sabe que este ano não vou comer bacalhau. Vou comer polvo.

É uma boa opção. Mas veja lá se não se engasga com uma espinha do Polvo.
Isso é verdade. 2009 pode ser de facto um ano de muitas espinhas atravessadas.

A ver vamos. Obrigado pela entrevista e um Bom Natal!
E para vocês, felizes anos.

Felizes, no plural? Não vem cá dar umas prendas para o ano?
Não. Depois de assegurado o meu emprego já não preciso dar prendas nem desejar nada a niguém... chama-se a isto marketing natalício... Nunca ouviu dizer que “Natal é sempre que a agenda política quiser”?

Oh! Oh! Oh! para si, Pai Natal!
Oh! Oh! Oh! para si também!

04 dezembro 2008

Ministro abananado com potecial dos kiwis da região

O ministro da Agricultura, Jaime Silva, esteve esta quarta-feira nas Taipas, visitou uma plantação de kiwis, ficou impressionado e disse que este sector é dos mais promissores em termos de exportação na agricultura portuguesa.

Ricardo Costa veio já a público dizer que foi ele quem plantou todos os kiwis dos arredores; Constantino Veiga diz que tem um investidor para uma nova plantação de kiwis, que ocupará as Termas, os Banhos Velhos, o Parque de Campismo e a Piscina; António Magalhães diz que vai apoiar as Festas Taipolinas e que o kiwieiro pode ser enterrado na rotunda à entrada da Vila, que ele irá arranjar e que tentará inaugurar com pompa antes das eleições.

Pode reler um post do ano passado sobre as Festas Taipolinas clicando aqui aqui.

Pode ver a notícia sobre o kiwi do Ministro da Agricultura clicando aqui.

02 dezembro 2008

Boatos

Alteração do Local do Jantar Convívio

Recentes aquisições do grupo “Por Amor às Taipas” levam a informar que o jantar convívio do CDS-PP, tendo ultrapassado, para baixo, o número mínimo de inscrições, foi alterado para o Bar do Ténis.


Tony Carreira Política

No carrilhão da Igreja Velha passará a ouvir-se, em breve, a melodia da música:
Ai destino, ai destino
Ai destino tão cruel
Ai destino, ai destino
Ai destino infiel


Batalha Naval

Reinicia amanhã uma batalha naval, da qual se esperam alguns tiros no porta aviões, mas muitos tiros ao lado (ou ao largo).


Sabedoria polvolar

Água mole em pedra dura tanto dá até que fica tudo na mesma. Mas há quem vá tentando.

16 novembro 2008

“Eu sou a viga do PSD das Taipas”

Com os investigadores entretidos a descobrir quem são as autoras do hino do PSD e do PCP (resultados a "postar" brevemente), aproveitamos para colocar online a entrevista a Armando Marques, originalmente publicada na edição de Novembro do jornal Reflexo.

Depois da entrevista a Ricardo Costa, virámos à direita e apanhámos Armando Marques com os nossos tentáculos. Está no grupo dos políticos mais experientes das Taipas e é uma espécie de José Luis Arnaut dos pequeninos. É o homem na sombra.

Armando, deixe-me dizer-lhe que é uma honra estarmos a entrevistá-lo e que seria uma honra ainda maior tê-lo nas nossa fileiras. Achámos que o seu perfil se enquadra no perfil do Polvo.
Obrigado. Mas não vamos desenvolver esse tema. Sugiro que avancem.

De acordo. Podemos apelidá-lo de “viga do PSD local”?
Considerando o meu histórico político e profissional, julgo que sim... posso ser considerado a viga. Embora pilar fosse um nome mais bonito.

Viga é uma palavra muito próxima de Veiga. Há aí alguma ligação com a passagem de Constantino Veiga do PCP para o PSD?
Efectivamente há. Precisava de alguém com um nome que confundisse as pessoas sobre quem seria o presidente da junta... se seria Viga ou Veiga...

E então convidou o Constantino Veiga...
Não. Convidei a Mafalda Veiga. Mas como ela andava enrolada com o João Pedro Pais e com concertos e tal, a alternativa foi ir buscar o Constantino ao PCP.

E está a resultar ter um arquitecto a trabalhar consigo?
Totalmente! Neste lógica da confusão, arranjei um arquitecto, mas quem arquitecta sou eu. É uma coisa tipo: há quem faça os projectos, mas quem vende o material sou eu.

Isso é de facto engenhoso.
“Arquitecturoso”!

Lemos há tempos, num comentário do Reflexo Digital, que o Armando tinha um penteado à Veiga. Isso também faz parte dessa estratégia?
Não! Vocês são mesmo uns incultos. O meu penteado é de outro estilo. É um penteado à José Veiga, não é à Constantino Veiga.

José Veiga?
O do futebol: Benfica, Vitorinha, Taipas... estão a ver?

Ah... lá está a tal promiscuidade entre a política e o futebol...
Não me fale nisso, que me lembra a traição do meu cunhado, que se passou para o PS...

Ou seja, o Armando teve que engolir um sapo...
Vocês não prepararam mesmo nada esta entrevista... ele é meu cunhado porque é casado com uma minha irmã...

Desculpe. Diga-nos Armando: se fosse presidente da junta...
... Mas não sou?!?

É?
Quer dizer... em teoria de facto não sou.

Vamos então reformular a pergunta. Diga-nos Armando: se também em teoria fosse presidente da junta, quem convidaria para abrilhantar as próximas festas de S. Pedro?
O Armando Gama.

O Armando Gama?
Se gamo? Cuidado com as insinuações! Quem abriu o inquérito fui eu.

Espere aí... nós estavamos a falar do autor da “esta balada que te dou”...
Mas eu prefiro falar antes da “Balada de Hill Street”, aquela série da televisão dos ladrões e polícias que abrem inquéritos.

Bom... isto está a ficar um bocado confuso e não sei se os leitores nos estarão a perceber.
Tanto melhor. Já lhes disse... o que é preciso é que não se perceba bem... manter a coisa confusa. E abrir inquéritos!

Já se viu que o Armando quer puxar o tema do inquérito. Vamos a isso então. Explique-nos lá o que se está a passar.
Estamos a fazer um inquérito administrativo para saber como andam as contas.

Mas, sendo o senhor o tesoureiro, não é estranho as contas serem fiscalizadas por si?
Não estou a ver qual é o problema? Não se esqueça que eu sou a viga que aguenta toda aquela estrutura.

E quando é que se vai saber, afinal, o resultado de tal inquérito?
A seu tempo, a seu tempo. Vamos ver quem se candidata por quem e depois veremos. Para já ainda é cedo para escolher as listas.

Já agora, o que acha do PS ter já apresentado Ricardo Costa como cabeça de lista às próximas eleições.
Tem um factor positivo: já ficamos a saber que o Constantino Veiga não será o cabeça de lista do PS às próximas eleições.

E para o ano, além da presença de Armando Gama, vai haver mais alguma novidade para as Festas de S. Pedro?
A Lia Gama.

A Lia Gama? Mas a das telenovelas? Porquê?
A Lia Gama, sim. Porque, nessa altura, a novela do inquérito já estará terminada!

07 novembro 2008

Celina Dion, autora do hino da campanha do PS

Não foi só a imposição de quotas que trouxe Celina Dion para o palco da política local. A agora candidata, conhecida vedeta da música ligeira e que emigrou para França com a sua valise en carton na década de 60, foi convidada pelo primo Ricardo Celina Costa a regressar e a compôr e interpretar o hino da lista do PS.

Este hino - que é apenas um dos elementos da fortíssima campanha de marketing que está a ser preparada nos bastidores da lista - terá como título “rose greffés” (em português “roseira enxertada”) e fará alusão às recentes mudanças e enxertos que o partido da rosa sofreu recentemente nas Taipas.

Numas primeiras declarações recolhidas no final das gravações, Celina prometeu juventude, emoção, uma junta de freguesia mais asseada, um clube de croché e sessões da assembleia de fregusesia às 5 da tarde, porque, segundo diz, “há ali muita falta de chá”.

04 novembro 2008

O Polvo de Sande

Isto é que nós gostávamos, mas não temos engenho e arte para tanto.

A Igreja de Sande S. Martinho vai ter seis câmaras instaladas que, segundo a Agência Lusa, citada pelo Reflexo Digital, permitirão que cinco elementos do Conselho Económico da paróquia vejam tudo o que se passa no seu interior.

Assim, o pároco da freguesia vai poder confirmar se as penitências são ou não cumpridas na totalidade, vai poder controlar os atrasados crónicos e aqueles que saem na altura da Comunhão, ver com quanto é que cada paroquiano contribui para o ofertório e mesmo quem são os que, com a justificação de não terem trocos, deixam uma nota de 5 euros e retiram seis moedas de 1.

Com as câmaras e com o som que permitirá transmitir a missa de Domingo online, os cinco elementos vão poder ainda descobrir também online quem é que roubou as galinhas da vizinha, quem é que mantém casos extra-conjugais e quem é que pensa mudar de partido ou ir para presidente de um clube de futebol (ou as duas coisas em simultâneo).

O pároco de Sande S. Martinho afirmou não conhecer nenhuma situação idêntica a esta, o que está bem observado e terá razões de ser.

Uma coisa é certa: todas as preces serão ouvidas!


Para ver a notícia sobre o Big Brother de Sande clique aqui.