13 outubro 2009

Maldito Amor (às Taipas) que me enlouqueces

Publicamos o resultado de mais uma escuta... desta vez escutámos um blogue:

"Não se compreende como é que alguém que não cumpre nenhuma promessa que prometera no mandato anterior, que tem um mandato embrulhado em trapalhadas, ganha novamente as eleições. O povo é que decide. E se decidiu assim é porque se sente feliz com o desenvolvimento das Taipas neste último mandato.

Quero, desde já, agradecer a todos os taipenses que confiaram no nosso projecto e nas nossas ideias, pois íamos colocar Caldas das Taipas na senda do desenvolvimento, mas a maioria assim não o quis. Talvez a Vila esteja bem assim."

Os nossos inspectores decidiram dedicar uma música a esta escuta. Ponham o volume no máximo. E reparem bem quem é que aparece no teledisco: o sr. presidente da Junta, há uns quilos atrás!





12 outubro 2009

Resultado eleições: Estava escrito na fotografia

Contrariando todas as expectativas do PS e do próprio PSD, foi o partido laranja, de Constantino Veiga, que não só ganhou as eleições como reforçou a maioria na Junta de Freguesia (com 57,2% e 8 mandatos).

Um analista político do mais alto gabarito - como são todos os que opinam neste blogue - explica os resultados tendo como base a fotografia de capa da última edição do Reflexo.



- O facto de Constantino Veiga ter um pólo cor-de-laranja por cima de uma t-shirt cor-de-laranja significa o reforço da maioria e de mandatos;
- O pólo cor-de-rosa de Cândido Capela Dias mostra a descrença do candidato no seu partido e uma colagem ao rosa que muito poderá significar no futuro;
- O azul eléctrico de Jorge Humberto e a t-shirt com uma camisola aos ombros de João Gomes não significam nada, o que condiz com o resultado obtido nas eleições;
- Ricardo Costa ficou mal na fotografia.

11 outubro 2009

Candidatos mostram trunfos no debate

(Escuta publicada no jornal Reflexo de Outubro de 2009)

Depois de terem desconfiado que andávamos a escutar o sr. presidente, resolvemos retirar as escutas de Belém e colocá-las no local onde se realizou o debate entre os candidatos à Junta de Freguesia de Caldelas. É possível que o Reflexo apresente outra versão do evento. Mas, como os nossos leitores bem sabem, esta é que é a verdadeira.

AO – Alfredo Oliveira (Reflexo); CD – Cândido Capela Dias (CDU); CV – Constantino Veiga (PSD); J23 – João Gomes (CDS-PP); JH – Jorge Humberto (BE); RC – Ricardo Costa (PS)

AO – Meus senhores, muito obrigado por terem aparecido!
JH – Não vejo aqui o Ricardo Costa...
AO – Colou um cartaz à porta do Reflexo a dizer que não podia vir.
J23 – Algum motivo especial?
AO – Pelos vistos vai passar o fim-de-semana a tentar convencer os idosos que estão à janela da Pensão Vilas a mudarem-se para o lar do PS.
JH – Não vai ter grande sorte… Aqui o arquitecto já lhes deve ter prometido umas loucas festarolas ou uma ida ao programa da Fátima Lopes.
CD – Seremos então só os quatro. Avante. Quais são as regras?
AO – Ora bem… uma vez que são só quatro, um dá as cartas e tira o trunfo, jogam pela direita e são obrigados a assistir à pinta. Se não tiverem para assistir, podem cortar.
CD – Continuo a dizer que preferia a bisca lambida. É que na sueca vamos ter que fazer equipas de dois. Mas avante.
CV – E quais são as equipas?
AO – Sugeríamos que o João Gomes jogasse com o Jorge Humberto e que o Constantino Veiga jogasse com o Capela Dias.
JH – Assim como assim, o arquitecto e o dr. Capela já jogaram juntos…
J23 – Mas nessa altura o Tino fez uma grande renúncia!
(Risos)
CV – Isso são contas de outro campeonato…
CD – Mas não deixa de ser uma renúncia!
CV – Esqueça isso dr. Capela. Ò João 23: parece que aqui o Reflexo arranjou um baralho de cartas especial para ti. Só com duques e ternos.
(Risos)
J23 – Antes duques e ternos que cenas tristes, ò arquitecto!
(Risos)
JH – Cenas? O nosso amigo arquitecto não é de senas. Ele gosta é do rei. Aliás parece que o tem na barriga! Veja lá se a manilha não o leva!
CV – Pois, pois. Mas algo me diz que já o Jorge gosta é de quadras. Não é maestro? Para fazer as letras para as suas musiquinhas.
CD – Músicos há cá muitos… e não é só o maestro.
JH – O arquitecto veja lá se não quer que eu escreva uma música com uma quadra que tenha uma rima com a palavra baralho…
AO – … Meus senhores. Então? Não vamos perder as regras do decoro.
J23 – Quanto ao decoro não sei, mas que o arquitecto é especialista em coro, isso não há dúvida.
(Risos)
AO – Vamos lá continuar, meus senhores. Sentem-se à mesa, por favor. Alguém quer tremoços?
(Barulho de cadeiras e de minis a serem abertas)
J23 – Ora bem, quem é o primeiro a dar?
CV – Eu dou!
J23 – Arquitecto…não comece já a prometer dar... você diz que dá e depois ficamos aqui a tarde toda à espera e não acontece nada.
JH – Posso antes ser eu? O que dá é o que tira o trunfo, não é?
CD – E então o trunfo do concelho? Não lhe chega?
J23 – Esse não dá pontos! Força maestro. Dá tu. Para termos pelo menos um trunfinho.
JH – E então quem é que baralha?
CV – O dr. Capela é bom a baralhar. Escreve num blogue; depois noutro. Ataca mais o PS que a Junta. Apoia a Junta e depois a oposição.
CD – Tino, Tino... Tu é que baralhas tudo e todos com a tua "dedicação ao povo" e as tuas "convicções". Mas em vez de baralhares, nestas eleições podias era partir.
JH – Saiu paus.
CD – Preferia um naipe vermelho, mas tudo bem… Quem é o primeiro a jogar?
J23 – É o dr. Capela. Então não está à direita do Jorge?
CD – Isso é uma grande verdade. Aliás, a única forma de estar à direita é comparando-me aqui com o Jorge.
J23 – Depois jogo eu e depois o arquitecto.
JH – O arquitecto gosta de facto de jogar para a direita. Já assim foi quando mudou da CDU para o PSD. Se o jogo continua ainda tira lugar aqui ao João.
(batem à porta)
RC – Boa tarde, meus senhores. Posso jogar?
AO – Agora já começámos…
RC – Mas eu afinal também queria mostrar os meus trunfos. É que eu tive uma reunião na câmara e…
Todos – … Corta!
(Neste momento ficamos sem bateria no gravador e não conseguimos continuar a escuta. Não se sabe quem ganhou, mas consta que a dupla J23 e JH estava à rasquinha para livrar…).

01 outubro 2009

Dúvida

Eu gostava era de saber os motivos pelos quais o Inspector (eu próprio) anda tão pouco activo neste período de campanha... está a perder uma oportunidade de ouro de aumentar leitores do blogue... anda a perder muito bom material para as suas investigações... andará a colar cartazes? a organizar festas/comícios? a emitir comunicados? ... que tristeza...

27 setembro 2009

Escutas cor-de-rosa

O Polvo está em condições de esclarecer todo o imbróglio, relativamente às escutas em Belém.

E tal como naquela frase do Manuel Maria Barbosa – “a flatulência que aquela senhora deu, não foi ela, fui eu”, também o Polvo pode afiançar com toda a credibilidade que lhe é conhecida: “A notícia sobre as escutas que o Público deu, não foi ele, fui eu”.

Sim porque o Polvo tem contactos pessoais e directos com o Lima. Além disso, a senhora da Limpeza do Palácio, que por caso é conhecida como Fernanda Limpa, é amiga da Tailimpa. Estavam as duas em conversa e a Fernanda Limpa, disse que quando limpava Belém, costumava “escutar” ruídos no quarto do inqulino. Ora um dos nossos tentáculos estava nas Ferragens Taipense – mesmo ao lado da Tailimpa – e ouviu Belém, Escutas, Fernanda, Limpa juntou 2+2 e passou a mensagem para o Director do Reflexo, que por acaso ia a passar e disse-lhe:
"Director, há ESCUTAS em Belém, quem disse foi o FERNANDO LIMA."

Claro que o Director do Reflexo, como o jornal ainda demorava muito a sair e como as finanças andam por baixo, não esteve com meias medidas, vendeu a notícia ao Diário de Notícias.

09 setembro 2009

José Agosto

Uma das tristes notícias deste Verão é que as Selecções Reader’s Digest estão em processo de falência. Altura certa para relembrarmos um dos episódios contados na clássica rúbrica “Flagrantes da vida real”.

Diz o Sr. Prior para o aluno no seminário:
- “Então meu filho, qual é o teu primeiro nome?”
- “Josezinho, Sr. Prior.”
- “Não é Josezinho, meu filho. Aqui não há diminutivos. Não há o Josezinho, nem o Luisinho, nem o Paulinho… Há o José, o Luis ou o Paulo”
- “Muito bem Sr. Prior”, respondeu o petiz seminarista.
- “E diz-me então qual é o teu segundo nome, meu filho”, perguntou de novo o prior.
- “Agosto, Sr. Prior”.

Contribuição enviada para a edição de Setembro do Reflexo, mas censurada pela redacção

Polvo do Varzim

Contribuição para o jornal Reflexo de Setembro

Como toda a gente sabe, Setembro é o mês em que as Taipas se muda para a Póvoa do Varzim e o Passeio Alegre se enche de taipenses à procura dos últimos raios de sol do Verão. É neste cenário que se espera que os nossos candidatos espalhem aos quatro ventos os seus programas eleitorais e é precisamente na nortada poveira que a expressão “promessas, leva-as o vento” tem ainda mais significado.

Barco Rock in Taipas Beach Party da Vila e S. Pedro

É a mais recente promessa de Constantino Veiga. Se ganhar as eleições a Vila das Taipas estará no próximo Verão sempre em festa (mais ou menos o que aconteceu este ano, mas um pouco mais prolongado). Isto porque o candidato promete juntar as Festas da Vila e S. Pedro, com o Barco Rock Fest, o Rock in Taipas e a Azurara Beach Party, realizando tudo na praia fluvial do Rio Ave. “Poupa-se nos autocarros”, disse.

Constantino Veiga refere ainda que, se ganhar, irá assumir o cognome de Constantino MC (Mestre de Cerimónias).


2+3=5

Cá está! A numerologia, tal como já analisado por nós numa edição anterior deste jornal, é a base da candidatura do CDS-PP. A confirmação surgiu depois de termos averiguado quem integra oficialmente as listas de candidatos à Junta de Freguesia. Sabem quantos são os elementos da lista encabeçada por João 23? Exactamente! 2+3=5! 5 candidatos! Fica agora em aberto qual será a equação que determinará o número de votos a obter pelo CDS-PP. 2x3=6?


Banda Sinfónica da GNR critica BRF

A Banda Sinfónica da GNR criticou a organização do Barco Rock Fest por não ter sido convidada para actuar num dos dias do festival.

Um vendedor de minis e tremoços que é, simultaneamente, uma fonte próxima dos militares disse-nos que “os militares estavam tristes porque todos os elementos da banda sinfónica estavam no local e nem assim a organização os convidou para uma actuaçãozinha”.
Recorde-se que a Banda Sinfónica da GNR partilhou recentemente o palco com os GNR (Grupo Novo Rock) em alguns espectáculos onde os maiores êxitos da banda portuense foram revisitados.

Ouvido pelos nossos investigadores, o comandante-general da instituição disse-nos que “tivemos entretanto que fazer operações stop em todos os acessos, para não dar o tempo totalmente como perdido”.

O mesmo comandante referiu-nos também que o camião que se encontrava em frente do edifício da GNR das Taipas foi finalmente levado e que será adaptado a rulote de bifanas e farturas, a ser utilizado no próximo festival. “Ou no recinto do festival, caso haja actuação da nossa banda sinfónica; ou para matar o ratinho aos automobilistas e festivaleiros que estejam a ser multados por nós”, concluiu.