12 dezembro 2007

Sopa do Calhau

A gastronomia da região está a ficar cada vez mais rica. Depois da Salada das Taipas eis que um grupo de conceituados “chefs” se preparam para apresentar a Sopa do Calhau.

Inspirada na conceituada Sopa da Pedra de Almeirim e nos calhaus arremessados pelo presidente da Câmara de Guimarães e pelo presidente da Junta das Taipas (a palavra “calhau” é dos próprios), a receita agora criada está guardada a sete chaves, para ser apresentada no dia do prometido abraço entre os dois autarcas.

Mas como seria de esperar (e até para não desesperar pela espera), já temos uma cópia da receita em nossa posse, que passamos a divulgar:

Depois de previamente aquecido com algumas achas lançadas para a fogueira, pelos blogs da região, pega-se num tacho e coloca-se lá um presidente da Câmara maduro e uma aposta na centralidade. Tempera-se com projectos milionários para o centro da cidade e deixa-se alourar.

Acrescenta-se depois um presidente da Junta fresquinho – e respectivos braços direito e esquerdo – e um punhado de promessas congeladas (as promessas devem deixar-se descongelar lentamente... tipo um mandato completo).

Depois, deve esconder-se o tacho longe dos olhares da oposição, não vá o diabo tecê-las. Essa oposição deverá ser agressiva e destrutiva q.b..

Para quem gosta de comida insossa, deverá colocar-se, num tacho à parte, um candidato derrotado, a marinar em água termal.

Deve servir-se com uma versão “à capela” – e num ambiente sem luz – da música imortalizada pelo pequenito Saúl: “O calhau, quer alho”.

2 comentários:

Anónimo disse...

Caro Inspector:

Eu, Ajão de seu nome, quero dizer, neste blog, que é bom para a saúde brincar com coisas sérias.
Ora, as últimas são deveras "sérias" para não serem levadas a sério! Apesar de reconhecer todo o esforço da dita ACIT ainda e, salvo seja, não entendi essa do "KIWI"! Já agora, porque " carga d´água se deve associar a vida da Vila - não do Sr. Vilas - a esse dito fruto?!
Responda quem souber e ouça quem quiser!
Meu amigo Inspector mantenha a tasca, porque é o único sitio do sitio que fala a sério a brincar com coisas sérias!
Desculape Inspector, mas hoje estou para aqui virado e, digo eu que até não sou parvo que ainda não tratei mal o meu ódio de estimação!

paulo dumas disse...

Aqui deixo um o contributo para o esclarecimento de algumas dúvidas de outros leitores deste blog.

Recomenda-se a leitura das seguintes notícias (copiar os link para as barras de endereço):

http://www.reflexodigital.com/?cat=5&item=6575&dir=

http://www.guimaraesdigital.com/index.php?a=noticias&id=35320