12 maio 2008

Arruaças = Arruamentos + Ruas + Praças

Depois de mais uma grade de minis, metemos mãos à obra. E descobrimos algo que não espantará muitos dos nossos leitores e alguns dos frequentadores assíduos das assembleias de freguesia:

Constantino Veiga está a terminar uma tese de mestrado em arquitectura urbana intitulada: “Arruaças – uma nova visão sobre arruamentos, ruas e praças”.

A tese é dividida em três capítulos:

No primeiro, Constantino demonstra como cubos em granito podem ser transformados em horrendos instrumentos contra estacionamento e causar um impacto visual terrível numa praça (esta tese, comprovada em prática, já colocou as Taipas na rota da arquitectura nacional, atraíndo à Vila os turistas estrangeiros que se deslocam a Portugal para ver, entre outros, o Estádio do Braga e a Casa da Música).

No segundo capítulo, demonstra-se que há passeios tão largos, tão largos que poderão receber uma autorização especial por parte das autoridades camarárias para que o estacionamento se faça em cima deles.

Ambas as obras foram já implementadas no terreno (e desengane-se quem pensava que eram obras do acaso).

Mas o melhor está reservado para o fim... no terceiro capítulo será apresentado um projecto que ficará nos anais (não tem nada a ver com o orifício terminal do intestino) da arquitectura mundial: a construção de passeios e estacionamentos em cemitérios.

Pensado ao pormenor, o projecto prevê a utilização dos ditos cubos de granito a impedir o estacionamento no Inferno; passeios largos a permitir estacionamentos temporários no Purgatório e, por fim, o estacionamento livre no Paraíso.

Não temos passado para os lados do cemitério, mas o caro leitor investigue se não terão começado já as obras que transformarão mais este sonho em realidade.

7 comentários:

O Galaico disse...

Oh! Boa analogia esta divina comédia. Eleva o espírito saber que o curso de "arruaceiro" tem implementação efectiva no urbanismo Taipense. Hoje, por acaso, até fiquei surpreendido ao ir tomar um cafesito ao "Classik" com a avenida florida como que trajada à domingueira!

Acho muito bem que se reordenam os calhaus. Com muitas tentativas pode ser que algo de positivo ocorra finalmente.

Anónimo disse...

Inspector:


Fico contente com o seu posted. Assim, graças à sua "habilidade" os habitantes da Vila das Taipas, ditos "Taipenses", porque há os outros, ou seja, para os "Taipenses" os ditos"para-quedistas"! Penso que o Sr. só se dirige aos primeiros, porque os outros, de certeza, não precisam dos seus esclarecimentos!
Mas, diga-se, em abono da verdade, que a tese está perfeita! Tão perfeita que está concluída.
Mas, também, convém lembrar aos "Taipenses" que algumas arruaças têm outro progenitor! Ora, essa de deixar o Sr. Veiga com a paternidade de tudo, em matéria de arruaças é uma injustiça, pois, a obra não é toda dele! O seu a seu dono!Que, o homem tem originalidade nos métodos e nos resultados, lá isso, tem!Mas, "em terra de cegos quem tem um olho é rei" e assim, o Sr. Constantino só encontrou cegos, pois, caso contrário não tinha sido eleito!
Mas, aos que não eram cegos, à data da sua eleição, não tiveram a intelegência de ter outro rei!Mas isto coloca um problema: será que os ditos "Taipenses" serão cegos, ou só vêem o que querem?

P.S. - Caro AJão você faz cá falta, digo -o, mais uma vez, mas, diga-se com mais... como diz o ditado " Maio sem trovões é como um homem sem c......"!

Anónimo disse...

Atendendo ao tempo que tem feito, podia adaptar-se o ditado a "Maio sem orvalho..."

Anónimo disse...

Inspector:

Peço desculpa de abusar, mas esse senhor que postou em segundo lugar, deve andar a brincar comigo. Que Sant'Ana nos proteja até à hora da morte.
Então o homem anda preocupado por eu não fazer comentários, porquê?
Digo eu, que até nem sou parvo, que ele anda armado em músico.
Podia ao menos esclarecer o que quer, a começar pelo primeiro parágrafo, onde para não variar nao diz nada.
Taipenses, para quedistas, progenitores, paternidade...
Já é tempo do senhor Inspector, pôr termo a estes falsificadores.

Cumprimentos,

AJAO

Anónimo disse...

Inspector:

Como sou o anónimo do terceiro comentário, quero dizer, ao pretenso Ajão, que o verdadeiro conheço eu, que se deixe de "pantominas"!
O Ajão, desapareceu porque conclui que "estava a deitar pérolas a porcos"!
Agora, vir gente com comentários insipidos dizer que é o dito, só lembra ao Diabo!
O que na verdade eu quero dizer é que o Ajão faz falta, porque era uma voz incomoda , mas, mais do que este "clone" esclarecida!
A ti, pobre clone, faltam -te os to...do verdadeiro e nem o facto de pegres em frases que o mesmo celebrizou te dá a verbe, a acutilância, a irreverência e aindependência do mesmo para causticar os fazedores de opinião com só ele, de forma ácida e corrosiva sabia fazer!
Portanto, "ajãozinho" clone abstem-te de usares o Ajão, porque te posso garantir que esse nada mais escreverá em qualquer blog!

Mas, com a tua atitude só vens dar razão aos que diziam que o verdaeiro Ajão já era referência e lido e ouvido, pois, que ele anda no vosso meio e fala com todos, mas só o anonimato dele, para não vos matar do coração!
E, desta forma encerro definitvamente qualquer comentário ao "clone" do Ajão, porque "quanto mais se mexe na me...esta mais fede"
Assunto encerrado.

Anónimo disse...

Senhor Inspector:

Efectivamente há pessoas que não tem emenda. Que Sant'Ana nos proteja até à hora da morte. Então eu não sou o ajao? Então quem é? É o falsificador que postou os terceiro e quinto comentários? Aquele que fala fala e nada diz? Aquele que se vangloria e olha para o umbigo?
Ora ora caro comentador, deixe-se de balelas e falsidades. Você de ajao não tem nada.
Falta-lhe a coragem, o descernimento, a honradez, o trabalho, a lucidez e a objectividade, entre outra coisas do verdadeiro ajao.
Esse sim, tem provas dadas e você, pretenso ajao e mexeriqueiro, "nem digNo é de beijar o chão que ele pisa".
Eu sei que a inveja é a arma dos incompetentes. Mas há muitos invejosos e gananciosos, como o comentador do terceiro e quinto, que nem "arma" tem. Se a tivesse, não se passava com ele o que se está a passar.
Tenha juízo de uma vez por todas, meta-se na sua vida e trate bem dela e deixe de clonar os outros.
Vou dar-lhe um concelho. Arranje um "professor", para lhe ensinar a escrever e já agora a fazer outras coisas que também não sabe fazer.
Certo? Chega? Quer mais?

Desculpe inspector, mas este senhor, digo eu que até nem sou parvo, é um parvalhão.

Cumprimentos,

AJAO o VERDADEIRO

Anónimo disse...

Ajão!

Abençoado sejas! Então, andam a brincar contigo?! Pudera.. tu és o "supra sumo da ignorância" que deves ter tomado em criança quando os outros tomavam óleo de figado de bacalhau!
Mas, as tuas "pedradas", verdade seja dita, deixaram de ser incisivas, ácidas e corrosivas!
Alguma coisa te aconteceu, mas, vamos esperar. Para que saibas tu tratavas o Sr. Quim Vilas, como condutor auto-rodas e por "Marcelo", agora só dizes umas coisas insabidas! Aonde estás?!
Já, agora vê lá se melhoras! Cá te esperamos com ansiedade e nervosismo para comentares o último posted que "vai dar para para mangas". Aí vamos ver a tua acutilância.

Parabéns e continua, verdadeiro Ajão!