31 agosto 2008

Ilações e Eleições

Aproximam-se as eleições de 2009. Autárquicas, legislativas e da direcção do circo Chen.

O pontapé na saída de José Luís Oliveira já foi dado. Não conseguimos saber por quem, mas não há dúvidas que ele foi dado.

Quem se seguirá? Haverá mais pontapés? E haverá alguns coices à mistura?
Foi o que andámos a indagar, numas entrevistas rápidas que fizemos a militantes e militares taipenses.

Opinião em relação ao PSD, dada por uma figura de proa do Titanic (perdão, do PSD)

Bem eu acho que o arquitecto deve voltar a candidatar-se. O seu trabalho tem sido fantástico e sem dúvida que ele merece mais um mandato para terminar o que começou! Ou será para começar o que não terminou...? Ou para não começar o que não vai terminar...? ou... esqueça! O que é preciso é que ele continue a dar-nos festas. Acho que para o ano vem ao S. Pedro o pequenito Saúl e daqui a dois anos a Floribela... quem sabe se não é nessa altura que ele tira os projectos da gaveta (e se a Floribela sempre vier, pode colocá-los numa grande prateleira!).

Opinião em relação à CDU, dada pelo sacristão da Igreja Velha

“Eu acho que o camarada Capela deveria convencer o ex-camarada Tino a voltar para o ajudar a conquistar a vitória. Vitória sempre! O camarada Rogério deve também ter um lugar elegível, pois ele tem boas ideias e dá-se bem com o Tino. Vitória, olé! Agora temos de ter pelo menos três eleitos, que é para conseguirmos um lugar para o camarada Capela continuar a descobrir coisas que se passam na Junta e combinar com o Armando Marques o que vai perguntar nas assembleias. Só assim ficamos a saber que o Armando Marques anda a tentar descobrir onde é que o pessoal interno escondeu o dinheiro das minis da Feira das Francesinhas e o livrete da carrinha que compraram ao irmão do ex-camarada Tino. Até à vitória final!

Opinião em relação ao PS, dada pelo soldado desconhecido

Eu acho que isto do Dr. José Luís se ter despedido agora, pode prejudicar o partido. Era melhor desistir na véspera das eleições que assim os adversários eram apanhados desprevenidos e não saberiam como atacar o próximo candidato. E nós podíamos sempre atirar a culpa de uma eventual derrota para o próprio Dr. José Luís, o que justificaria a sua saída da Turitermas.
Quanto à nossa lista, eu acho que tem feito coisas boas... embora de momento não me esteja a lembrar de nenhuma, por acaso. Olhe: a estrada para o Ave Parque, por exemplo. Dá saúde e faz crescer! Já viu a quantidade de gente que lá anda a passear de noite?
Já o próximo candidato, acho que podia ser o Zé da Água ou então o Firo Martinho, do Alvite, que, tal como o Dr. José Luis, quando vão às assembleias resmungam muito.

Opinião sobre o CDS-PP, dada pelo D. Sebastião (mas na versão “desapareceu no nevoeiro” e não na versão “vai aparecer para nos salvar”)

Bem... eu acho que o termos ido buscar o Barreto a Guimarães foi muito boa ideia.
Sendo de Guimarães e conhecendo bem a cidade, ele poderia descobrir por lá qualquer coisita que não fizesse falta e que pudesse trazer para as Taipas. O problema dele é que quando lhe falavam das Taipas ele tinha de perguntar ao primo, que, como não gosta de Guimarães, o enganava sempre no que dizia. Uma confusão.
Depois houve aí acusações de que a participação do CDS-PP no acto eleitoral foi uma vergonha... e nós tivemos que “enfiar o Barreto” (o que, dada a escolha do candidato, até foi fácil).
Tendo nós uma costela católica, devíamos agora ir buscar alguém mais ligado à Igreja. Eu até pensei em convidar o sacristão da Igreja Velha, mas ele é muito vermelho...

Opinião sobre o MTAC, dada pelo fantasma da ópera

Nós somos os únicos que podemos pôr as Taipas no mapa. Nós e o senhor arquitecto. Já imaginaram a sorte que as Taipas teria em ter na Junta o senhor professor Ângelo, o senhor arquitecto e o senhor Carlos Marques? Os três mosqueteiros, contra a prepotência do Magalhães! Cortávamos a ponte, fazíamos um seguro contra incêndios, atirávamos um “cocktail molotov” na direcção de Guimarães e batíamos em retirada para o estádio do Braga, que seria o nosso quartel-general. Eh! Eh!


Texto publicado no jornal Reflexo (na edição de Agosto de 2008)
Reflexo Digital

Sem comentários: