26 setembro 2007

Feira Joanina é obra do MTAC

Após a mudança de sede do MTAC – Movimento Taipas a Concelho das Taipas para S. João de Ponte (ao que se sabe agora, por já estar assegurada a continuidade do movimento nas Taipas, com a liderança forte de Constantino Veiga), os seus promotores decidiram unir esforços e criaram uma filial com o nome de MSJAC. O MSJAC não é uma casa de massagens, mas sim o Movimento São João a Concelho.

Os primeiros resultados são já visíveis: o MSJAC conseguiu infiltrar um elemento na “Zona de Turismo de Guimarães” que convenceu a Câmara Municipal a organizar uma Feira Joanina (que decorrerá este fim-de-semana), utilizando o argumento de se pretendia recriar uma feira do tempo de D. João I (esta foi genial!).

Mas as nossas investigações não deixam margem para dúvidas: a feira Joanina é uma manifestação de apoio ao concelho de S. João de Ponte e os seus defensores aparecerão, nesse dia, disfarçados de trovadores a tocar o hino do futuro concelho com gaitas de foles e tambores.

“Era nossa intenção inicial organizar uma Feira Taipina, mas não conseguimos, porque era mais difícil inventar uma desculpa para convencer a Câmara”, disse uma fonte da organização.

Mapa “martelinhos cor-de-rosa” ligará Av. da Liberdade a Fermentões

Inspirados pelo mapa cor-de-rosa, que pretendia unir Angola a Moçambique, os líderes do consórcio MTAC/MSJAC pretendem abrir filiais em todas as vilas e aldeias até às portas de Guimarães. O objectivo é ter, em Julho próximo, festas em honra de S. João desde a Avenida da Liberdade, em Braga, até Fermentões.

“S. João de Ponte está já controlado e achamos que o Tino, se não conseguir convencer os taipenses - já este ano - da vantagem em mudarem de santo, irá pelo menos conseguir organizar umas festas de várias semanas que incluam também o S. João. Por um lado, o povo quer é festa; por outro, tanto o presidente da junta como o líder da oposição conhecem bem as festas de S. João e isso, parecendo que não, facilita”, disse a mesma fonte.

Mesquita Machado terá já prometido as sardinhas e a broa para estes grandes festejos, mas pediu sigilo, para não melindrar Guimarães e ver se lhe toca alguma coisa da Capital Europeia da Cultura (nem que seja um concerto dos trovadores das gaitas de foles nos jogos do Braga).

Sem comentários: