26 fevereiro 2008

(Par) Lamento dos Jovens

Três alunos da Escola Secundária das Taipas vão representar o distrito de Braga numa sessão na Assembleia da República (no chamado “Parlamento dos Jovens” ).

De acordo com uma fonte próxima ligada ao processo, estes alunos foram escolhidos porque apresentam comportamentos que precisam ser urgentemente corrigidos: “são miúdos sérios, trabalhadores, falam sempre a verdade e são educados, pelo que uma passagem pela Assembleia da República só lhes fará bem”, disse-nos essa fonte, que pretende ser luminosa e eventualmente colocada numa rotunda com a ajuda de dinheiros comunitários.

Por seu lado, os alunos estão também entusiasmados com a ideia: “Estou com muita vontade de aprender com os senhores deputados a falar vinte minutos a meia hora sem dizer praticamente nada”, referiu-nos um deles que disse também ter esperança de conseguir a reforma mais cedo só por ter participado nesta iniciativa.

Outro dos seleccionados diz ter como objectivo perceber a táctica de assinar o livro de ponto e depois saír da sala (neste caso, do hemiciclo) sem ninguém notar.

Por fim, o terceiro confidenciou-nos que “sempre quis conseguir dormir numa sala com muita gente, pelo que estou ansioso por ver grandes especialistas na matéria em acção!”

Boa viagem, miudagem!

21 fevereiro 2008

Mens agitat molem

Para quem tentou ganhar um presunto no último post do blogue “debarcoàstaipas”, fica o esclarecimento de que o verdadeiro significado da frase “Mens agitat molem” – ao contrário do que a maioria dos intelectuais da nossa praça parecem pensar – não é “o espirito move a matéria”, mas sim “os homens agitam-no quando está mole”.

E se não acreditam, deixem de ler as Eneidas e outras epopeias épicas, investiguem mais sobre a vida sexual do Fernando Pessoa e passem a ler a Maria ou a Ana Mais Atrevida, que são a fonte de verdadeira cultura aqui para a nossa equipa de investigadores.

18 fevereiro 2008

Taipas na rota dos grandes eventos desportivos

Depois de, na semana passada, Porto e Gaia terem confirmado a Red Bull Air Race para este ano, Taipas e S. João de Ponte acabam também de confirmar a Red Duck Air Race 2008.

Esta prova será em tudo semelhante à dos aviões, mas os concorrentes serão os patos [ducks] que povoam o Rio Ave. A prova promete muita emoção, acrobacias e animação, sendo que uma parte do parque, do lado de S. João de Ponte, está já a ser vedada para construção da pista e de boxes de apoio aos patos.

A ACIT já se associou ao evento, dando como tema ao próximo concurso gastronómico “Pato com Kiwi”, um prémio que espera todos os patos em competição.

"Paris-Dakar" da América do Sul com prova nas Taipas

Outro grande evento já assegurado é o "Paris-Dakar" da América do Sul. Imitando Lisboa, que quer ser o ponto de partida das equipas europeias rumo ao Chile/Argentina, Taipas quer ser o ponto de partida dos pilotos do Norte do país.

Junta, Câmara e Turitermas uniram esforços e garantiram uma classificativa especial da prova rainha do todo-o-terreno para a rotunda do Pinheiral.

“As condições daquela rotunda são óptimas para a prática do todo-o-terreno, com um grau de dificuldade bastante elevado no sentido Braga-Guimarães que certamente fará as delícias dos concorrentes”, referiu João Lagos a este blogue.

08 fevereiro 2008

Festival do Gelo 2009 será alargado às Taipas

A próxima edição do Festival do Gelo (uma iniciativa que está a decorrer no Multiusos de Guimarães e que pouco mais gelo tem que uma caipirinha), terá, no próximo ano, uma extensão na Vila das Taipas.

Quem o afirmou foi um boneco de neve presente na edição deste ano, que garantiu estarem quase ultimadas as negociações com a Paróquia de Caldelas para que se faça uma pista de ski fechada no anfiteatro do novo salão paroquial.

“A inclinação é a ideal” referiu o mesmo boneco, acrescentando que “as condições do espaço fizeram mesmo com que a Vodafone, depois de patrocinar as pistas da Serra da Estrela, decidisse investir neste projecto que fará das Taipas o segundo pólo de desportos de inverno do país”.

Infelizmente não conseguimos obter mais informações, porque o boneco, entretanto, derreteu.

05 fevereiro 2008

A Igreja Velha é Capela?

Há quem chame Igreja Velha à capela dedicada a S. Tomé de Caldelas.
(Por acaso, mas apenas por mero acaso, Igreja Velha é também o nome de um blogue.)

Fica a pergunta: Igreja Velha é Capela?

Desta vez não vamos investigar (andamos cansados e com falta de recursos). Abrimos por isso um inquérito aos nossos leitores. Vote e contribua para o esclarecimento desta questão.


O inquérito entretanto já fechou e os resultados foram:

Acha que Igreja Velha é Capela?

Não. Não pode ser. - 20%
Sem dúvida! É Capela! - 40%
Não sei. Mas podia bem ser - 20%
Está bem visto, está... - 33%