03 abril 2008

O Quarilátero Circense

João Ferrão, secretário de estado de uma série de coisas, vem esta sexta-feira a Braga formalizar a aprovação de um programa Polis para o chamado
quadrilátero que junta Guimarães, Braga, Famalicão e Barcelos (isso... ouviram bem: que junta Guimarães, Braga, Famalicão e Barcelos).

E perguntam vocês: “Guimarães e Braga juntas num mesmo projecto? O que vai acontecer?”
E nós respondemos: “Não sabemos. Vamos primeiro investigar o que é um quadrilátero.”

Um quadrilátero é um polígono de quatro lados, sendo um dos mais conhecidos o trapézio, que é um quadrilátero convexo que tem dois lados desiguais e paralelos.

Um trapézio é também um aparelho de ginásio formado por uma barra cilíndrica firmada em duas peças verticais ou suspensa por duas cordas, utilizado por trapezistas.

Trapezistas são artistas de circo.

E isto começa finalmente a fazer sentido.

E perguntam vocês de novo: “Guimarães e Braga juntas num mesmo projecto? O que vai acontecer?”
E nós respondemos: “Agora sabemos. Vai ser um circo.”

Senhoras e senhores, meninas e meninos, estimado público... o espectáculo vai começar! Aplaudam os nossos artistas do quadrilátero e suspendam a respiração! Os trapezistas vão dar início a um arriscado número e... vão fazê-lo sem rede!

5 comentários:

Anónimo disse...

1.º número já promete, com uma pista totalmente inovadora, criada no Aveparq c/ arquitectura super modernissima á estilo ...tudo tipo quadrado, c/ espelhos partabólicos, e um super numero de "streap teso", onde a pouco e pouco se ´vão vendo as entranhas já estragadas dos actores já cansados a gastos de suor de tanta labuta de fazer sempre melhor e nunca satisfazer o público tão atento...e insatisfeito.

Anónimo disse...

Caro Inspector:

Diga-se que felizmente há alguém inteligente na n/ Vila. O senhor consegue fazer de uma notíciazita, uma grande notícia. Eu mesmo - o amadeu - apesar de ser superdotado, não faria muito melhor.
Só gostaria de rectificar uma afirmação, o trapézio (..);;;////, também pode ser um ,.++(:)+«««, mas claro, não posso exigir muito do senhor.
Receba um abraço e apareça mais vezes, neste meu blog.

amosdeu

Artista disse...

Querem saber o que vai acontecer com Braga e Guimarães à mesma mesa? Eu digo-vos.

Como em todas as histórias de amor clássicas, os ciumes são parte integrante do "plot".

Desde sempre estas duas mui nobres cidades se arrancam as atenções e duvidaram uma da outra sem no entanto poderem viver separadas.

Podemos relembrar as origens Galaicas de Portugal ( e não lusitanas como mandam ensinar os mentirosos de lisboa ) para demonstrar tal verdade.

A Gallaecia (Entre Douro e Pirineus.. Dai Galegos e Galiza), primeiro reino medieval europeu (bem antes de existir o conceito de Portugal e Espanha) teve a sua capital histórica em Braga. Com a criação do "milagre" de compostela , a parte sul da Gallaecia viu-se oprimida e, Braga, sujeita a enormes pressões para iniciar a reconquista.

Aí aparece D.A.Henriques que traiu a mãe e a unidade do povo Galaico para fundar em Guimarães o seu próprio reino delimitado pela outrora Gallaecia Bracari isto é, o território a que chamamos Condado Portucalense..

Logo aí surge uma relação de amor ódio entre a cidade berço da nação ( BRAGA ) e a berço da NACIONALIDADE como a entendemos hoje. (Guimarães)

Outro exemplo foi durante séculos a romaria Stª Marta de Leão e Stª Maria Madalena. Este local de peregrinação era importante pela dizima dos fieis (estavam a pensar que era uma questão de fé querem ver..?!) que os frades de Braga e de Guimarães ofereciam pipas de vinho para que os populares se embebedassem. Quando tal acontecesse, as desgarradas passavam a rimar com cabeçadas e sapatatadas.

Quem ganhasse o confronto (físico e não na cantoria) passava a ter o direito sobre as dizimas deste ano. Note-se o papel importante da freguesia de LONGOS e NOGUEIRA que durante muitos anos personificaram a rivalidade que atingia o auge nesta zona fronteiriça. Ainda hoje chamam INDIOS aos de St. Cristina por alguma coisa...

Tenho sinceramente pena que esta maneira de celebrar a romaria tenha acabado...

Procedamos ao próximo exemplo:

As regiões de turismo são uma mina de ouro para os mãos largas sem escrúpulos. Assim, quando foram reorganizadas há anos atrás em Alto e Baixo Minho ( mesmo que isso não queira dizer nada pois por ex: Esposende pertence a Braga e, logo, é baixo minho mas está na região de turismo do Alto Minho..)Guimarães muito preocupado com o problema que iria ser discutir fundos e verbas com Braga resolveu criar a sua própria região de turismo dando origem à mais patética coisa mais vista no universo. Zona de Turismo de Guimaraes.. :s.

Este foi mais um exemplo do orgulho intransigente que o amor provoca. Destruirem-se oportunidades e enveredar por caminhos condenados à perdição por teimosia e caprichos.

No que nos toca é também muito conhecido o caso "UM" que foi projectado para as Taipas mas, Guimarães veio logo reclamar a todas as entidades que também tinha direito a um polo visto que Bracara também tinha. Assim se perdeu a melhor chance de sempre das Taipas ser uma vila com futuro. Hoje, devemos ser a vila que mais regrediu em Portugal. Passamos da "SALA DE VISITAS DO MINHO" a caixote do lixo industrial do país.

Quem leu "O MINHO PITORESCO" de José Augusto Vieira, obra inspiradora do 19 séc, e se deleitou com as palavras dedicas as Taipas cuja vila era das mais belas de Portugal, não pode hoje deixar de se sentir enojado com o estado das coisas...

Pois bem meus amigos... Querem saber o que se passa quando Braga e Guimarães se sentam à mesma mesa?

Bem.. é como um concurso de "Slap Contest" seguido de choramingos, exigencias, sarcasmo, ironia e manifestações de amor físico ( para quem não entendeu, eles fodem-se uns aos outros..).

Piores que eles são os que com estes se sentam à mesa. A rivalidade Braga-Guimarães empurra o Norte para baixo numa espiral que destrói os esforços conjuntos.

Não se enganem! Eles sentam-se à mesa apenas para ver se um não mama mais que o outro e não olham a meios para que tal não aconteça.

Sinceros cumprimentos.

Anónimo disse...

Caro Inspector:


Venho trazer-lhe uma novidade. Dado que, segundo, algumas mentes ilumindas o Ajão está a estragar o seu blogg, este tomou uma resolução definitiva: vai desaparecer de circulação!
Assim, fiquem sossegadas mentes tortuosas o blogg é todo vosso!
O Ajão com a sua vaidade e peneirice mexia mais com isto do que os penetras, mas, com tanta "fínuria e inelegência" o Ajão reconhece que está a mais! Portanto, adeus ilustres mentecapos mentais e anormalidades! Não saio vencido nem convencido, mas, digo que vou andar por aí assobiando por simpatia e talvez encontre os penetras para lhes mostrar quâo reidiculo é o estilo e a a falta de "Chá", como dizia há uns tempos um dos "vilasdastaipas"!Mas, garanto-vos que " não vou de barcoastaipas" por amor ao que quer que seja!

E, para vós penetras - em estilo bem dramático - só digo: as vossas palavras são balas que resvalam na couraça da minha indeferença"!
Mas, cuidado eu vou andar por aí! Hiiiiiiiiiii!

Caro Inspector:

O Ajão despede-se, com a apresentação de respeitosos cumprimentos a si e à sua equipa de inspectores! Felicidades e boas malhas!
Até sempre!

Ajão

Anónimo disse...

Tenho um AMIGO meu, que tem por sinal um blogg - identificado - que costuma dizer:
"Agora que estás a meter nojo, é que te vais embora?"
Inspector: Temos um "artista", que nos deu uma lição. Assim vale a pena ler textos longos.
Parabéns ao blog e ao comentário do artista.
Saudações do
joao