10 janeiro 2008

De corveta (da marinha de guerra) às Taipas

Depois do “de Barco às Taipas” eis que mais um blogue surge no panorama cibernético da região.

Vai chamar-se “de corveta (da marinha de guerra) às Taipas” e nós, chegando com os nossos tentáculos aos mais recônditos espaços políticos (e não só), conseguimos ter acesso à sua primeira versão, ainda por publicar.

No seu primeiro post, o blogue começa por mostrar, por a+b, que o AvePark (o chamado Parque de Ciência e Tecnologia das Taipas) fica efectivamente em Barco.

Depois, comprova-se por x+y que o Movimento Artístico das Taipas é apoiado pela junta de freguesia de Barco para organizar o Barco Rock Fest.

O cálculo seguinte mostra que o Rio Ave passsa por Barco antes de passar pelas Taipas.

Depois, demonstra-se que até a Nossa Sra. dos Remédios, que antigamente vinha para as Taipas às quartas-feiras e por cá ficava alguns dias, chega agora à sexta à noite, para regressar rapidamente a Barco, Domingo no fim do almoço.

Por fim, relembra que José Machado, Pároco de Barco, ganhou as eleições nos Bombeiros Voluntários das Taipas, numa lista contra Carlos Remísio.

Tudo isto termina com o somatório de todas as equações anteriores para mostrar um resultado que só quem andasse desatento é que ainda não teria percebido:

O blogue “de corveta (da marinha de guerra) às Taipas” será a rampa de lançamento para o ataque e tentativa de conquista da junta das Taipas por parte de Américo Freitas, actual presidente da junta de S. Cláudio de Barco.

Escutas telefónicas registam primeiras reacções

Circulando no meio político taipense, este boato motivou algumas reacções que os nossos agentes gravaram, graças á utilização de complicados mecanismos de escuta ilegal.

José Luís Oliveira pegou na caneta, sentou-se à secretária e preparou um ataque político a Américo Freitas, terminando com “e se eu me quiser recandidatar?”.

Ângelo Freitas, líder do MTAC a viver em S. João de Ponte, terá gritado “porra... o Carlos Marques bem me dizia para eu ir, como ele, viver para Barco”.

Já Capela Dias fez tocar a rebate os sinos da Igreja Velha, juntando os seus camaradas e perguntando: “esse Américo tem algum irmão com carrinhas para vender? É começar já a investigar!”

Constantino Veiga – que não cumpriu nenhuma promessa eleitoral, porque as estava a guardar para quando fosse presidente da Junta eleito pelo PS – pegou na calculadora, carregou numas teclas, confirmou as contas e desabafou: “Isto está a bater tudo certo... mas quem diria... o Américo... amigo de copos de Braga... será que só me resta um noves fora, nada?”

3 comentários:

Anónimo disse...

«José Luís Oliveira pegou na caneta, sentou-se à secretária e preparou um ataque político a Américo Freitas, terminando com “e se eu me quiser recandidatar?”.»

Oh, inspector, com todo esse poder de antecipação/constatação de factos faltou (será que essa parte das escutas foi censurada?) concluir o acima transcrito:

Mas, como se tratava de um ataque político, coisa que ele (ainda) não sabe fazer sozinho, deu a missiva a ler ao seu conselheiro mor. Resultado: José Luís Oliveira vai auto-excluir-se da sua já longa carreira política, recheada de sucessos, alegando cansaço e problemas do foro pessoal e, assim, dar "oportunidade" a Américo Freitas de ser a primeira (e não a segunda) escolha do PS às próximas autárquicas nas Taipas. Assim, o pensou e depressa o fez... na última Assembleia de Freguesia, já delegou poderes em Luís Soares,o seu homem de "mão" (ou será ao contrário??), não comparecendo à sessão.

Anónimo disse...

Caro Inspector,


Só lhe digo: a brincar se dizem verdades!

Podemos afiançar, de fonte bem segura, que essa será a realidade: Américo de Freitas, candidato à Junta de Freguesia das Taipas!
Assim, não será por mero acaso que o blog "de barcoastaipas" apareceu.
Esta coisa dos bastidores...tem muito que se lhe diga!
Portanto, como muito bem refere, já se vislumbra no horizonte uma preocupação séria do remisismo e seus acólitos!
O actual detentor da sucessão dinástica do Partido Socialista - e, estou em sérias condições de o afirmar e provar - já sondou o putativo candidato- Américo Freitas.
Esta coisa vai ser linda e promete novos episódios para além dos já conhecidos. Espere....Espere... Inspector a coisa vai dar!

Parabéns!

Responda a marcar um lugar para tomar um copo e mais saberá!

Anónimo disse...

Caro ultra-escuta,
Acabámos de despedir o agente responsável pela escuta a JLO, que não foi capaz de honrar os pergaminhos desta instituição, fazendo um péssimo trabalho, como V.Exa bem notou.
Obrigado pelo seu comentário e pelo resultado da sua investigação.
Apareça sempre que quiser.

Caro Ajão,
A brincar??? Aqui ninguém brinca. Somos gente de trabalho. E como não podemos beber (nem fumar) em serviço, vamos ter que declinar o seu amável convite para um copo.
Um abraço

Inspector do Cattani