21 janeiro 2008

Homenagem de Magalhães a Frei Constantino João

Acabámos de descobrir que António Magalhães envolveu-se pessoalmente na escolha dos dois eventos que a Biblioteca Raúl Brandão vai promover, esta semana, na sede da junta de freguesia das Taipas (ambos já noticiados pelo Reflexo e pelo Vilas das Taipas, este último já avisado para deixar este tipo de investigação para quem sabe do ofício).

Magalhães sugeriu aos responsáveis da biblioteca que num dos dias fizessem um teatro de fantoches. “É uma forma de mostrar à pequenada a fantochada que tem sido a relação institucional entre junta e câmara”.

Mas, em voz baixo, possivelmente para nós não ouvirmos, disse também à directora da biblioteca:
“Estive a pensar que a história que melhor espelha o início do mandato do sr. presidente da junta das Taipas é a do Frei João Sem Cuidados. Além disso, temos a feliz coincidência dele se chamar Constantino João!”, gracejou.

Já em relação à escolha do conto “Sou Especial Porque Sou Eu”, António Magalhães disse que tirássemos as nossas próprias ilações e que mais não diria.

Claro que não poderíamos ficar por aqui e destacámos um agente para esta investigação.

E, como tem sido hábito (neste caso até poderia ser o hábito do Frei Constantino João) chegámos ao cerne da questão.

Descobrimos a sinopse do conto na página webboom, trocámos o nome Ivo (o herói da história original) por Constantino e tudo se esclareceu:

O Constantino está triste. Os seus amigos dizem que é demasiado pequeno para ser capitão pirata e pouco forte para ser um leão, o rei da selva. Mas a mãe do Constantino diz que pode ser igualmente divertido ser marinheiro que trepa ao mastro, ou um macaco que se balança nas árvores! O Constantino pode ser tudo o que quiser...

Esta é uma belíssima história sobre um menino que apenas com um grande imaginação consegue transformar a rejeição em triunfo!


E esta... malandro do Magalhães...

Sem comentários: